Política

Governo diz que 45% dos pontos obstruídos em estradas estão liberados

25/05/18 - 19h12

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, informou no início da noite desta sexta-feira (25), que das 938 obstruções de rodovias em todo o país, restam 519, mas nenhuma delas é interdição total da rodovia.

O ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Sérgio Etchegoyen disse que o acesso à Refinaria de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, está praticamente desbloqueado. "Vai limpando o horizonte para nós", disse Etchegoyen.

Assim como Temer, em pronunciamento no inicio da tarde, o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) disse que a continuidade da paralisação é feita por uma "minoria barulhenta" e acrescentou que o fim da paralisação "acontece em menor ritmo que o esperado".

DECRETO
O governo decidiu nesta sexta editar um decreto que autoriza que as Forças Armadas possam atuar na garantia da normalidade de abastecimento do país. De acordo com Padilha, o texto foi assinado pelo presidente Michel Temer para garantir o suprimento de gêneros alimentícios à população, por exemplo.

"O presidente baixou hoje decreto instituindo a GLO para todo o território nacional para que a gente possa, se for o caso, nesta missão de garantir o suprimento de gêneros alimentícios, de suprimentos, se for necessário, os motoristas das Forças Armadas, para que haja deslocamento com segurança", disse.

Trata-se da edição de uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem), que valerá para todo o território nacional.
Para Padilha e Raul Jungmann (Segurança Pública), o decreto dará a sustentação jurídica necessária para o emprego das Forças Armadas, anunciado na manhã desta sexta por Temer.

Segundo Jungmann, pelo decreto, homens das Forças Armadas podem conduzir os caminhões para garantir abastecimento da população.