Política

Propostas e pedidos de direito de resposta marcam debate com candidatos de Arapiraca

24/09/16 - 14h48
TNH1 / João Marcelo Cruz

Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCom) promoveu neste sábado, 24, debate entre os candidatos a prefeito de Arapiraca. Com apresentação de Gilka Mafra, o debate teve transmissão multiplataforma e pôde ser visto pela TV Pajuçara/Record, Portal TNH1 e rádios Pajuçara FM Arapiraca e Maceió; acessíveis também pelo aplicativo Pajuçara.

O primeiro bloco do debate foi marcado por apresentação de propostas mas também por troca de farpas entre os quatro candidatos.


Em meio a perguntas e respostas, o debate foi permeado por um número grande de direitos de resposta, parte deles atendida após avaliação do departamento jurídico do PSCom.

Com o espaço aberto para os concorrentes fazerem perguntas entre si, o assunto que mais rendeu discussão foi a Educação do município.

Protagonizado entre Rogério Teófilo (PSDB) e Ricardo Nezinho (PMDB), o tema girou em torno do projeto “Escola Livre”, aprovado pela Assembleia Legislativa (ALE), e proposto por Nezinho, enquanto deputado estadual.

Teófilo, que é educador, questionou a falta de explicações do autor do projeto, chamado entre os que discordam de “Lei da Mordaça”, ao ser questionado na época e deixou claro que leva o tema muito a sério. 

Nezinho respondeu que a intenção do projeto não é calar mas tornar a escola um local neutro. “essa lei não demite nem afasta professor, e leva para a sala de aula o pluralismo das ideias”, disse.

Em seguida o candidato Tarcizo Freire (PP) discorreu sobre saneamento básico.

Tarcizo respondeu que infelizmente o poder público nunca deu muita importância para essa necessidade, porque não é algo que a população veja, fica por baixo da terra. “É questão de saúde publica”, disse. “Muito dinheiro chegou em Arapiraca e não foi feito nada até hoje”, acrescentou.

O outro embate aconteceu entre os candidatos Rogério Teófilo e Lindomar Ferreira (PSOL).

Lindomar relembrou que os discursos mudam de uma eleição para outra e acrescentou que não há oposição real. “Os três candidatos que estão aqui comigo são golpistas, farinha do mesmo saco”, apontou.

segundo bloco do debate entre candidatos à prefeitura de Arapiraca deu a oportunidade dos concorrentes discutirem temas importantes, sorteados previamente pela apresentadora Gilka Mafra.


Saúde e Saneamento Básico foram os primeiros assuntos expostos pelos candidatos Tarcizo Freire (PP) e Rogério Teófilo (PSDB). Segundo eles, a saúde no município está quase privatizada e é usada como moeda política.

Teófilo defendeu que vai trabalhar com a reabertura das unidades de saúde básica e na valorização dos profissionais da área.

Tarcizo rebateu dizendo que Rogério teve diversas chances em cargos políticos mas nunca fez nada, o que foi rebatido pelo concorrente. “Meu mandato não foi negociado. Trabalhei sim pela saúde de Arapiraca e o  povo sabe disso”, garantiu.

Em seguida, Teófilo escolheu Ricardo Nezinho (PMDB) para debater o tema da agricultura. Ambos concordaram que a reforma agrária é necessária e que algo precisa ser feito para que o êxodo rural pare, incentivando a agricultura familiar.

Nezinho garantiu que é preciso fazer parceria com o Governo que poderá potencializar a agricultura, e também  criar uma central de abastecimento (Ceasa) que atenderá não só Arapiraca como todo o Agreste alagoano.

O terceiro tema foi Segurança, debatido entre Nezinho e Lindomar Ferreira (PSOL)

Lindomar comentou que o município é administrado pelos mesmos representantes há anos, mas isso nunca surtiu efeito na segurança. “Queremos criar uma guarda municipal, através de concurso público. Isso é um pedido antigo da população”, explicou,

Por último, Lindomar e Tarcizo Freire tema trocaram propostas na área de Educação e Cultura.

Enquanto Tarcizo defendeu a  capacitação dos professores, o  incentivo à educação inclusiva de crianças especiais, além da criação de novas creches, Lindomar comentou que também quer incentivar os professores e acrescentou que deseja criar o teatro municipal de Arapiraca.

No terceiro bloco os candidatos puderam escolher um de seus oponentes e fazer apenas uma pergunta, tendo direto a réplica.

Os primeiros a expor seus projetos para o crescimento de no município foram Rogério Teófilo (PSDB) e Ricardo Nezinho (PMDB).

Nezinho garantiu que poderá trazer mais recursos através de parcerias com o Governo, enquanto Teófilo rebateu, dizendo que o governador (Renan Filho), é executivo do Estado e não do partido.

Em seguida, Teófilo escolheu Tarcizo Freire (PP), para debater a saúde de Arapiraca.

Pouco tempo depois, foi a vez do candidato pepista escolher Lindomar Ferreira (PSOL), e perguntar sua posição sobre a transparência nas contas públicas.

"Vamos criar o Prefeitura Online, para o cidadão saber como está sendo empregado o dinheiro público”, prometeu Lindomar.

Em seguida, Ferreira dirigiu sua pergunta à Nezinho, sobre como garantir postos de trabalho e incentivar a indústria, caso seja eleito.

Nezinho destacou, novamente, a parceria com o governo do Estado. Já Lindomar propôs o incentivo fiscal para atrair novos investidores.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante as considerações finais, os candidatos tentaram chamar a atenção dos eleitores arapiraquenses para seus projetos de governo e seus compromissos públicos.

Amanhã, domingo (25), será a vez dos candidatos à prefeitura de Maceió participarem do ciclo de debates promovidos pelo PSCom/TV Pajuçara, que também será transmitido através da plataforma multimídia, a parir das 22h45.

Veja vídeo: