Política

Também ficha-suja, suplente de Maluf toma posse na Câmara

Ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, Abe foi enquadrado da Lei da Ficha Limpa em 2014, após uma condenação em segunda instância

21/02/18 - 19h15


Suplente do deputado afastado Paulo Maluf (PP-SP), o deputado Junji Abe (PSD-SP) tomou posse na Câmara nesta quarta-feira, 21. Preso desde dezembro no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, Maluf foi afastado do mandato parlamentar esta semana.

Ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, Abe foi enquadrado da Lei da Ficha Limpa em 2014, após uma condenação em segunda instância, mas recorreu e conseguiu garantir o registro da candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ele também responde a dezenas de processos na Justiça do Estado por improbidade administrativa. Uma das acusações é por fraude em licitação do transporte público de Mogi. Outra, em que teve os bens bloqueados, trata de superfaturamento em contratos com empresas de alimentação. Abe nega todas as acusações.

Maluf

Segundo o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a Mesa Diretora deve avaliar em breve a cassação do mandato do deputado afastado do PP de São Paulo, como determinou o Supremo Tribunal Federal (STF).

Maia, no entanto, entrou como uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) no STF que questiona que competência sobre cassações de deputados deve ser do plenário.

Maluf foi condenado a 7 anos e 9 meses de prisão. Em dezembro, o ministro Edson Fachin, do Supremo, decidiu que o deputado afastado do PP deveria começar a cumprir a pena em regime fechado.