Saúde

Benedito Bentes recebe o Expresso do Coração com consultas e exames cardiológicos gratuitos

13/06/17 - 11h07

Em sua segunda edição, o Expresso do Coração chega ao bairro do Benedito Bentes na próxima sexta-feira (16.06), em parceria com o programa “Defensoria nas Bases Comunitárias”, da Defensoria Pública do Estado de Alagoas. Será realizado a partir das 8h, na Escola Municipal Professor Petrônio Viana, localizada no Conjunto Carminha.

Com objetivo de promover saúde e qualidade de vida para o idoso serão realizadas consulta e exames cardiológicos gratuitamente pela equipe multiprofissional da Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas – CORDIAL e do Hospital do Coração de Alagoas, composta por médicos, residentes, enfermeiros, assistente social e estudantes de medicina, em parceria com instituições públicas, privadas e organizações sociais, que irão assistir aos idosos.

O programa Defensoria nas Bases Comunitárias irá ofertar os serviços itinerantes da Defensoria, como orientação jurídica e triagem na área criminal e civil, abrangendo ações de divórcio, pensão alimentícia, retificação de registro civil, dentre outras ações. Além disso, serão realizadas atividades de cidadania com os parceiros SESC, SENAC, SENAI, que irão realizar capacitações profissionais, segunda via de documentos, corte de cabelo, e orientações sobre saúde bucal.

“A Defensoria Pública atua nos bairros carentes de Maceió levando os serviços jurídicos através do programa Defensoria nas bases comunitárias, e a parceria com a CORDIAL, braço social do Hospital do Coração de Alagoas, vai contribuir na ação levando para comunidade atendimento cardiológico gratuito para os idosos por meio do Projeto Expresso do Coração, e essa parceria vai continuar nas próximas ações da Defensoria”, afirma o defensor público Ricardo Melro.

Expresso do Coração é uma realização da Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas - CORDIAL, e o Hospital do Coração de Alagoas, em parceria com a Pastoral da Pessoa Idosa e a Rede Alagoana de Proteção de Defesa da Pessoa Idosa (REALDI), que promovem ações em benefício da saúde cardiovascular dos idosos.

A equipe que vai realizar o atendimento médico no Expresso do Coração está sob coordenação dos Cardiologistas Dr. Ricardo Cavalcanti e Dr. José Wanderley Neto. Além das consultas e exames cardiológicos, a equipe da Rede Alagoana de Proteção e Defesa a Pessoa Idosa (REALDI), junto com a Pastoral da Pessoa Idosa, irão promover palestras em atenção à saúde do idoso. 

“O Expresso do Coração é um grande ganho para população idosa de Alagoas, pois proporciona atendimento cardiológico gratuito e humanizado para população idosa das comunidades carentes de nosso estado, que normalmente sentem dificuldade para encontrar atendimento médico, principalmente na área cardiológica”, ressalta o coordenado da REALDI, Crismédio Vieira.