Saúde

Dia Mundial da Voz: em Maceió, "fonos" e "otorrinos" fazem atendimento gratuito

17/04/18 - 10h18

Hoje, 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz. Para marcar a data, profissionais da área oferecerão atendimentos voluntários em diversas cidades do país.

Em Maceió, a população vai acesso a uma série de atendimentos gratuitos com fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas que darão orientação sobre riscos e cuidados com a garganta e aparelho fonador; e farão a chamada triagem de voz.  Tudo gratuito.

Os atendimentos  acontecem nesta segunda e terça-feira, no Maceió Shopping, das 10h às 22h; e  na quarta-feira, 18, na Praça Deodoro, das 8h às 16h.

A ação visa alertar o maior número possível de pessoas a respeito dos riscos e consequências da falta de cuidados com a garganta e com o aparelho fonador. Esse é o foco da Semana Nacional da Voz.

A campanha é promovida em parceria da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF), pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).Retomando o mote inicial: "Afine a sua Saúde. Cuide da sua voz", a ação em 2018 aponta o fato de que hoje muitos querem falar, mas poucos desejam ouvir, buscando levar à discussão como lidar com as diferentes vozes num mundo com tanta diversidade. E lembrando a todos, a importância de exercermos, como médicos, fonoaudiólogos e instituições, nossa parcela de responsabilidade social.

No vídeo, o cantor Geraldo Azevedo fala da importância do bom uso da voz. 

Estamos prevendo uma alta procura da população a este ponto de informação, já que existe uma notória demanda reprimida, cidadãos com pouco acesso à saúde em geral e sem planos e seguros de saúde. Temos como missão a avaliação e possível detecção de enfermidades de boca, faringe e laringe e, nestes casos, o encaminhamento para o devido tratamento.