Saúde

Em vez de ferver o ovo, você deveria tentar cozinhá-lo no vapor

24/02/18 - 14h36
Reprodução

Preparar um ovo cozido é bem simples, mas conseguir o ponto ideal pode ser complicado. Se você cozinhar muito, o ovo ficará com aquele anel verde pouco apetitoso ao redor da gema. Se estiverem muito moles, será impossível descascá-los. Portanto, se o seu plano for preparar uma rápida salada de ovo para o almoço, isso tudo pode ser um grande problema.

Então é hora de repensar a forma de cozinhar um ovo duro. Na prática, é hora de você deixar de lado a fervura e dar as boas-vindas ao cozimento no vapor.

Se você cozinhar o ovo no vapor em vez de submergi-lo na água, terá um ovo mais macio porque será preparado mais suavemente. É menos provável que a casca se quebre durante o cozimento, porque o ovo não se moverá nem baterá contra as laterais da panela de água borbulhante.

E, como o ovo é inserido na panela quando ela já está recebendo vapor – sem risco de baixar a temperatura, como acontece quando você coloca os ovos num recipiente com água fervendo –, será também mais fácil descascá-lo. (Por motivos que a ciência pode explicar, ovos cozidos a temperaturas muito altas são mais fáceis de descascar). Além disso, o ovo vai cozinhar mais rápido porque você não tem que ferver uma panela cheia de água: apenas vai esquentar um pouco de água no fundo da panela.

Para preparar ovos no vapor, simplesmente coloque cerca de 3 cm de água no fundo de uma panela. Insira a vaporeira, tampe e ligue o fogo. Quando a água estiver a ponto de ferver, coloque os ovos gentilmente usando um pegador e tampe de novo. (Cuidado para não se queimar com o vapor). Cozinhe por cerca de seis minutos para obter um ovo mole e 11-12 minutos para um ovo duro. (O tempo varia dependendo da quantidade de ovos). Em seguida, mergulhe os ovos em água fria para interromper o cozimento.