Saúde

Hospital da Mulher será especializado na assistência materna e infantil

24/08/17 - 10h48
Assessoria / Carla Cleto

Com estrutura para 127 leitos maternos e infantis, o Hospital da Mulher, em construção no bairro Poço, em Maceió, vai assegurar a realização de 1.520 procedimentos ginecológicos e obstétricos, além de 225 partos por mês. A unidade hospitalar, cujas obras estão em estado avançado, está orçada em R$ 24,7 milhões.

 

O novo complexo usará recursos tecnológicos e modernos de última geração e já está na etapa de revestimento cerâmico do piso. Atualmente, estão sendo montadas a estrutura metálica do telhado, as instalações contra incêndios e as tubulações de gases especiais dos leitos, além dos dutos dos condicionadores de ar e as tubulações de água fria.

 

O hospital terá oito pavimentos, sendo um destinado à assistência materna e infantil, dividido em Enfermaria, Centro de Parto Normal, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Também será assegurado o atendimento nas especialidades médicas de obstetrícia, ginecologia (geral, climatério, infanto-puberal e colpospia), neonatologia, mastologia, uroginecologia, reumatologia. 

 

A unidade também vai dispor de farmácia, ouvidoria, salas de vacina, de coleta de exames laboratoriais e de curativos, banco de leite humano, serviço de pré-natal de alto risco, planejamento familiar e uma agência transfusional. O pavimento térreo será destinado aos ambulatórios, exames laboratoriais, mamografia e raios-X, enquanto o primeiro e segundo andares serão destinados para o estacionamento, com capacidade para até 70 veículos.

 

Testes

 

O Hospital da Mulher também irá garantir a realização de testes do olhinho, pezinho e orelhinha para todos os bebês que nascerem na unidade. Caso apresentem alguma alteração nos resultados dos testes, os pequenos já sairão com o diagnóstico, aumentando as chances de cura em razão da detecção precoce. Entre os profissionais que vão atuar no hospital estão pediatras, clínicos, obstetras, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

 

“Estamos fazendo todos os acertos necessários e colocando as obras em ritmo normal. Trata-se de um investimento de grande impacto na saúde estadual. É a maior obra pública em andamento e colocamos todos os esforços para garantir a continuidade dos trabalhos”, reforçou Guilherme Soares, assessor de Engenharia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

 

Comemoração

 

A doméstica Jadilene Prudente, de 46 anos, comemora a construção do espaço. “Quando meus amigos e familiares precisam de atendimento, vou com eles para um postinho do bairro, mas já tive que vir para a Maternidade Santa Mônica, onde fui muito bem atendida. Esse hospital facilitará muito a vida das mulheres alagoanas e, com certeza, vai se tornar referência para quem busca atendimento”, disse.