Saúde

Lista revela celulares que mais emitem radiação; pesquise o seu aparelho

25/02/18 - 08h49

A radiação emitida por celulares e absorvida pelo corpo humano ainda vem sendo estudada para que a ciência diga se essa exposição pode causar câncer e de que forma.

Para ajudar na escolha dos consumidores e obrigar os fabricantes a melhorarem seus aparelhos foi criada uma medida conhecida como Taxa de Absorção Específica (SAR, em inglês), que permite saber quanto de radiação é retida pelo nosso organismo.

A Agência Federal Alemã de Proteção à Radiação desenvolveu uma base de dados com os celulares (novos e antigos) que mais geram ondas de radiofrequência, criando uma lista disponível para o público.

Nas primeiras colocações ficaram as marcas chinesas OnePlus e Huawei, e também o Lumia 630, da Nokia.

O iPhone 7 aparece em décimo lugar, o iPhone 8 em 12º lugar e o iPhone 7 Plus em 15º. O Sony Xperia XZ1 Compact aparece em 11º, o ZTE Axon 7 mini  em 13º e o Blackberry DTEK60 em 14º.

Não há diretrizes universais para um nível "seguro" de radiação telefônica, mas o órgão de proteção ao meio ambiente na Alemanha, o Der Blaue Engel, apenas aprova telefones com um nível de absorção de até 0,60 watts por kg.

Todos os telefones da lista emitida pela instituição alemã ultrapassam o dobro desse limite (o OnePlus 5T, no topo do ranking, tem 1,68).

Quanto aos dispositivos que oferecem um menor nível de radiação, a marca sul-coreana Samsung lidera.

Sony Xperia M5 (0,14), seguido do Samsung Galaxy Note 8 (0,17) e S6 edge+ (0,22), Google Pixel XL (0,25) e Samsung Galaxy S8 (0,26) e S7 edge (0,26).

Alguns telefones da americana Motorola (Moto G5 plus e Moto Z) também estão entre os que emitem as mais baixas radiações do mercado, de acordo com a instituição alemã.

Pesquise o seu aparelho

Para encontrar todos os celulares na base de dados, clique neste link, e refine a pesquisa por “Taxa de absorção no ouvido”, “Taxa de absorção no corpo” ou por “Fabricante”.

Você também pode pesquisar pelo modelo do seu aparelho. O site está em alemão, mas é possível compreender os resultados seguindo essas orientações.