Saúde

Maceió participa de mobilização nacional contra Aedes aegypti

02/12/16 - 11h10
Marco Antônio/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram nesta sexta-feira (02), mobilização de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika, o Aedes aegypti, que acontece em todo Brasil. Participaram do evento o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, estava presente ao evento representando o governo federal, junto com o prefeito Rui Palmeira e o secretário municipal de saúde, José Thomaz Nonô. 

A mobilização envolveu a Defesa Civil Municipal, Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum).

Os agentes de endemias reforçaram o trabalho de busca ativa dos focos do mosquito, realizando buscas domiciliares nas ruas do bairro e distribuindo panfletos educativos.   Na ocasião, as autoridades presentes também participaram de uma visita a residências de moradores do bairro.

A coordenadora de Controles de Vetores e das Doenças Transmissíveis por Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico, acrescenta que também serão vistoriados imóveis públicos em mais cinco bairros da capital; Jaraguá, Jacarecica, Centro, Tabuleiro e Farol. Além dos agentes de endemias participarão das ações policiais militares e do Corpo de Bombeiros, além de homens do Exército.

Entre os imóveis estão: Cepa (Farol), Semarh , Polícia Civil e Sefaz (Jacarecica), Sesau, Marinha Receita Federal e Secretaria Estadual Desenvolvimento Econômico e do Turismo (Sedetur) – em Jaraguá e os prédios da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Tribunal de Justiça (TJ) e Quartel Geral da PM, todos no centro da cidade.

No dia 03 de novembro, o governo federal anunciou uma força tarefa, envolvendo governos municipais e federais para combates o mosquito Aedes aegypti durante o verão. No dia 20 deste mês, foi lançada a campanha de conscientização nos meios de comunicação para sensibilização da sociedade quanto às ações de combate ao mosquito e prevenção. O Dia Nacional de Mobilização aconteceu em 25 de novembro, com a intenção de ampliar a visibilidade ao esforço integrado e convocar os brasileiros a participar do processo. A partir de então, haverá ações de mobilização a cada sexta-feira no combate ao vetor, até o final do verão.

A mobilização conta com o apoio das escolas sob a coordenação do Ministério da Educação. As instituições de ensino serão orientadas a reservar dez minutos todas as sextas-feiras para uma ação de conscientização com alunos, para que eles possam ser multiplicadores das ações de prevenção para famílias e comunidade.

Vacinas

O governo já investiu R$ 200 milhões no financiamento à pesquisa e ao desenvolvimento de vacinas contra a dengue e contaminação por zika vírus. Testes clínicos da vacina da dengue já estão sendo realizado pelo Instituto Butantã. O desenvolvimento dessa vacina contou com R$ 100 milhões de investimento do Ministério da Saúde.

Duas vacinas para o combate ao zika vírus estão em fase de desenvolvimento, uma pela Fundação Oswaldo Cruz e outra pelo Instituto Evandro Chagas, em parceria com a Universidade do Texas (EUA). De acordo com o ministro da Saúde, é possível que já haja vacinas em linha de produção para o verão do próximo ano.