Saúde

OMS alerta para o risco de câncer provocado pelo consumo de bebidas quentes

25/06/16 - 19h30
Reprodução

Durante esta época do ano, o consumo de bebidas quentes aumenta consideravelmente. Afinal, quem não gosta de se aquecer bebendo um delicioso chá ou chocolate quente?
Porém, de acordo com alerta dado pela Organização Mundial da Saúde, o hábito pode trazer consequências ruins à saúde. Segundo pesquisa encomendada pela própria OMS, consumir bebidas com temperatura muito elevada pode causar câncer de esôfago. Saiba mais!


Bebidas com temperaturas normais não fazem mal à saúde

Por outro lado, os pesquisadores explicam que cafés, chás ou chocolates consumidos em temperaturas normais não trazem danos à saúde, comprovando que o problema estaria relacionado à temperatura.
 
Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer (Iarc), o perigo consiste no consumo de bebidas com temperaturas acima de 65ºC, causando câncer de esôfago.
E embora o tabagismo e o consumo de álcool sejam apontados como principais agentes causadores da doença, os profissionais chamam a atenção para o caso do câncer de esôfago ser mais frequente em regiões da Ásia, América do Sul e África Oriental, locais onde o consumo desse tipo de bebida é mais observado.
Sendo assim, embora a OMS ainda não tenha indicações sobre a proporção de casos da doença relacionados à ingestão de bebidas muito quentes, para especialistas os resultados da pesquisa devem servir de alerta para toda a população.