Saúde

Quem tem tatuagem pode doar sangue? veja as orientações do Ministério da Saúde

21/02/17 - 11h20

As pessoas que fizeram tatuagem precisam esperar um ano para doarem sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, esse prazo é necessário porque a pessoa pode ter contraído algum vírus na hora da tatuagem. Esse vírus será contraído por quem receber a doação. Para quem colocou piercing, a proibição é ainda maior.

É o que explica o gerente de do ciclo do doador hemocentro de Brasília, Rodolfo Duarte."A portaria pede 12 meses de inaptidão para o candidato que tiver feito uma tatuagem ou tenha colocado um piercing, desde que não seja um piercing em região de mucosa, seja ela, mucosa oral, mucosa genital. A partir da do momento da retirada dos piercings da região de mucosa, a pessoa teria que ficar 12 meses depois sem doar sangue, mas enquanto usar vai ficar indefinidamente inapto para doação. A gente mantém a regra geral, que é os 12 meses sem doar sangue, e a partir desse período a pessoa pode estar doando normalmente".

A servidora pública Gabriella Malta, de 23 anos, é doadora desde os 18 anos e sempre teve vontade de fazer uma tatuagem. Ela conta que depois que fez a tatuagem, teve que esperar o período correto para poder fazer a próxima doação de sangue. "Eu tinha muita vontade de fazer uma tatuagem, segurei por muito tempo, e aí quando eu fiz, foi uma tortura ficar um ano sem poder doar. E quando eu fui fazer a segunda, eu esperei pelo menos o tempo de um ano certinho, para eu conseguir doar pelo menos mais uma vez e logo depois eu já fiz a outra tatuagem para ser a menor quantidade de tempo possível. E agora eu já estou contato os meses para completar um ano dessa outra que eu fiz para poder voltar a doar regularmente". 

Segundo o Ministério da Saúde, quem quer doar sangue, mas tem tatuagem ou piercing deve ser sincero e falar a verdade, pois, do contrário, poderá prejudicar a saúde de quem receber a doação, em vez de ajudar.