Saúde

Remela em excesso pode ser o sinal de alguma doença no olho

A conjuntivite é o problema mais comum relacionado à quantidade de muco no canal lacrimal

11/06/18 - 16h28
Reprodução


Acordar com um pouco de remela, aquele muco branco nos olhos, é normal para qualquer pessoa. Mas, quando isso ocorre em excesso, é sinal de que algo está errado. A remela em grande quantidade pode ser o sinal de que a pessoa está com alguma doença, como conjuntivite ou até mesmo a síndrome do olho seco, que ocorre quando a produção de lágrimas é baixa.

"Quando ela [remela] vem em grande quantidade, o olho fica vermelho, com uma sensação de desconforto, pode ser o sinal de uma conjuntivite", diz Lisia Aoki, oftalmologista do Hospital das Clínicas. "Se estiver associada a um inchaço na pálpebra, pode ser o sinal de outro problema, como uma infecção lacrimal", completa. A doença mais comum que vem acompanhada pela remela é a conjuntivite, tanto a bacteriana quanto a viral.

O muco aparece em uma cor amarelada, parecendo um pus, deixando o olho vermelho e irritado - em alguns casos até colado. "Se o quadro de conjuntivite surge na sequência de uma gripe ou resfriado, é quase certo que é do tipo viral e vai passar em uma ou duas semanas Já a conjuntivite bacteriana apresenta um quadro mais sério. Nesse caso, colírios antibióticos devem ser prescritos o quanto antes", explica o oftalmologista Renato Neves, diretor presidente do Eye Care Hospital de Olhos.

O tempo seco e o ar-condicionado são fatores que aumentamaconcentração de sujeira nos olhos, produzindo mais remela. "O tempo seco deixa o olho mais seco. A lágrima acumula e pode provocar infecção", diz Lisia. Assim, é necessário manter os olhos hidratados. "Nesses tempos mais secos, o ideal é pingar as chamadas lágrimas artificiais, que são aqueles colírios lubrificantes", orienta Neves.

Muco nos bebês também é normal

É normal a produção de remela em olhos de recém nascidos. Se for clara, não há com que se preocupar. É limpar normalmente, com água ou soro, sem usar medicamentos ou outra substância. Mas, se a remela for amarelada, o bebê tem que ser levado ao pediatra, pois pode ser uma conjuntivite. "Pode ser até o sinal de algum problema nas vias lacrimais", diz a oftalmologista Lisia Aoki.