Saúde

Tuberculose: por que uma doença tão antiga ainda assola o Brasil?

23/03/18 - 22h54
Reprodução

A tuberculose é a doença infecto-contagiosa que mais mata no Brasil. São 70.000 novos casos por ano e 4,5 mil mortes em decorrência da doença. Ela é transmitida pelo bacilo de Koch nas gotículas eliminadas na respiração, nos espirros e na tosse e se instala, principalmente, no pulmão.

Algumas pessoas são mais vulneráveis à tuberculose, principalmente aquelas que apresentam deficiência do sistema imunológico, como pessoas com HIV positivo, com diabetes ou que estejam em tratamento de quimioterapia, por exemplo. Desnutrição, idade avançada e alcoolismo são outros fatores de risco.

Embora seja tratável e curável, a tuberculose não pode ser prevenida. A vacina BCG, aplicada nas crianças ainda na maternidade, impede as formas graves da doença.

Para Olavo Munhoz Leite, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o mais importante é o diagnóstico e a conclusão do tratamento. Segundo ele, por ser um tratamento longo, de seis meses, é comum que os pacientes o abandonem. “Se o tratamento não é concluído, cria-se condições para que o bacilo da tuberculose se torne resistente às drogas”, alerta Leite.