Saúde

Urgente: Estoque de Sangue no Hemoal está em nível crítico

23/10/17 - 16h42
Agência Alagoas

O estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) voltou a ficar crítico nesta quarta-feira (18), com apenas 36,3% do percentual mínimo necessário. Isso porque, enquanto seria preciso dispor de 300 bolsas, o órgão só dispõe de 109.

Uma situação que deixou o Setor de Captação de Doadores de Sangue em alerta. Para se ter ideia, todas as tipagens sanguíneas estão críticas, principalmente a O Negativa, que pode ser doada para qualquer paciente, e só dispõe de duas bolsas no estoque.

“Caso esse percentual não aumente, teremos que atender apenas os casos de urgência e emergência, cancelando as cirurgias eletivas. Para isso não ocorrer, apelamos à solidariedade dos alagoanos, que se candidatem à doação de sangue voluntariamente”, salientou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Para doar Sangue – Para se candidatar à doação de sangue, segundo pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde (MS), é necessário estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais para que autorizem o procedimento.

Ainda de acordo com portaria do Ministério da Saúde, ficam impedidos de doar sangue as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, bem como mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Para repetir o gesto solidário, as mulheres devem respeitar um prazo de três meses, enquanto os homens, dois.

Postos Fixos – Os voluntários também podem realizar suas doações de sangue nos postos fixos do Hemoal. Além da unidade Trapiche, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, as doações podem ser realizadas na unidade Farol, no Hospital do Açúcar.

A unidade Farol atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e a do Trapiche, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.