Saúde

Vacinação contra HPV inclui meninos de 11 a 14 anos

21/06/17 - 15h34

As unidades de saúde de Maceió deram início, nesta quarta-feira (21), à vacinação do HPV para uma nova faixa etária de adolescentes do sexo masculino. Seguindo uma determinação anunciada esta semana pelo Ministério da Saúde, a Gerência de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou a aplicação da vacina contra o HPV, que agora passa a imunizar meninos na faixa etária dos 11 aos 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A vacina – antes direcionada apenas às meninas – passou a ser aplicada também nos adolescentes masculinos desde janeiro deste ano, compreendendo a faixa etária dos 12 aos 13 anos. A exemplo do que ocorreu quando esta vacina foi implantada no calendário vacinal do Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas, a ampliação será gradativa e seguirá até 2020. Utilizada como ação de prevenção, a vacina contra o HPV nas meninas é aplicada na faixa etária dos 9 aos 15 anos.

“Essa medida foi adotada como estratégia pelo Ministério da Saúde para aumentar a cobertura vacinal contra o HPV entre os meninos. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, dentro da rotina normal das salas de vacinação. Há, no entanto, a previsão de uma intensificação da vacina, que deverá ser realizada junto às escolas da capital, mas essa ação ainda está em fase de planejamento”, afirmou Camila Peixoto, enfermeira da Gerência de Imunizações da SMS.

A mudança feita no calendário vacinal incluiu ainda como público alvo com direito a ser imunizado contra o HPV homens e mulheres transplantados ou em tratamento oncológico (quimioterapia e/ou radioterapia) e crianças e jovens, de ambos os sexos e na faixa etária dos 9 aos 26 anos, vivendo com HIV/Aids. Para todos esses pacientes, a dose da vacina será aplicada mediante apresentação de prescrição médica com a justificativa da patologia. Além das unidades de saúde, pacientes nessas condições de saúde poderão ser imunizados no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais – Crie, localizado no Hospital Hélvio Auto (antigo HDT).

Esquema vacinal

Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para as pessoas que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). A vacina disponibilizada no SUS é a quadrivalente e já é ofertada, desde 2014, para as meninas. Ela confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

Para os meninos, a estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. Vale ressaltar que os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal e orofaringe são atribuíveis à infecção pelo HPV.

Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações.