Saúde

Veja por quanto tempo você pode congelar alimentos antes que estraguem

23/01/18 - 22h58
Reprodução

A internet está cheia de guias úteis que nos dizem quanto tempo nossa comida vai durar no freezer. Inúmeros gráficos indicam que o peito de frango cru pode ser congelado por até nove meses, enquanto o queijo só dura seis. Essas orientações oferecem proteção contra os riscos de falhas na segurança alimentar, certo?

Nem tanto.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), esses guias não são de modo algum uma referência para a segurança, pois toda comida congelada é segura para comer – desde que tenha sido segura para comer no momento em que foi congelada.

"Como o congelamento mantém a comida segura quase indefinidamente, os tempos de armazenamento recomendados são apenas para a qualidade", diz o USDA. "Alimentos guardados de forma permanente a uma temperatura de 18 graus negativos sempre serão seguros. A qualidade somente é perdida com o tempo que ficam no freezer."

Todos esses gráficos on-line são úteis, mas simplesmente sugerem os tempos ideais de congelamento para a melhor qualidade, não para a segurança. Por exemplo: uma banana congelada será segura para comer até o fim dos tempos, mas ela apenas manterá o sabor gostoso, a cor branca e a textura cremosa por três cerca de meses (o que, nesse ritmo, também poderia ser quando o fim dos tempos chegar).

O USDA explica por que o congelamento é um método seguro de armazenamento. "As baixas temperaturas mantêm a segurança da comida reduzindo o movimento das moléculas. Isso faz com que os micróbios entrem num estado dormente. O congelamento preserva o alimento por longos períodos porque evita o crescimento de microrganismos que o deterioram e que provocam doenças." O frio extremo também deixa inativo qualquer bolor, levedura ou bactéria que possa haver no produto. (Mas lembre-se: quando você descongela a comida, esses micróbios podem se tornar ativos novamente).

Confira a seguir as diretrizes de congelamento do USDA e, logo depois, um guia adicional do freezerlabels.net que inclui mais ingredientes – lembre-se, esses dois gráficos se referem apenas à qualidade, não à segurança. Se você deseja informações sobre alimentos que não figuram em nenhuma dessas listas, o USDA dá algumas dicas que ajudarão a determinar a qualidade deles:

Primeiro, sinta o cheiro. Alguns alimentos adquirem um odor rançoso ou pior do que o habitual quando são congelados por muito tempo. E devem ser descartados.

Alguns alimentos não parecerão perfeitos, nem terão qualidade alta o suficiente para serem servidos sozinhos, mas podem ser ingeridos. Use-os para sopas ou guisados.

Item - Meses

Bacon e linguiça - 1 a 2

Casseroles - 2 a 3

Clara de ovo ou substitutos de ovo - 12

Pratos prontos e entradas - 3 a 4

Molhos, carnes ou aves - 2 a 3

Presunto, salsicha e frios - 1 a 2

Carne (peças cruas) - 4 a 12

Carne (bistecas ou bifes crus) - 4 a 12

Carne (moída crua) - 3 a 4

Carne (cozida) - 2 a 3

Ave (crua, inteira) - 12

Ave (partes cruas) - 9

Ave (miúdos crus) - 3 a 4

Ave (cozida) - 4

Sopas e guisados - 2 a 3

Peixe magro - 6

Peixe gorduroso - 2 a 3

Peixe cozido - 4 a 6

Peixe defumado - 2

Marisco - 2 a 3

Lagosta                - 12

Camarão fresco, vieiras - 3 a 6

Manteiga - 6 a 9

Queijo cottage - 1

Sorvete - 2

Ovo (cru) - 1

Frutas (cítricas) - 3

Frutas (outras) - 9 a 12

Nozes - 3

Verduras - 8 a 12

Leite - 3 a 6

Suco (feito em casa) - 6

Suco (concentrado) - 12

Arroz (cozido) - 3

Macarrão (cozido) - 3

Frios - 1 a 2

Pizza - 1 a 2

Especiarias e ervas - 12

Refeições em bandejas - 3 a 4