Saúde

Veja quais atendimentos podem ser feitos nas UPA’s

24/09/16 - 15h33
Ascom SMS.

Inauguradas em 2016, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Roosevelt Falcão Cavalcanti, localizada no Benedito Bentes, e a José Alfredo Vasco Tenório, no Trapiche, já atenderam milhares de pessoas, chegando a exceder, em diversas ocasiões, a capacidade diária de 300 atendimentos.

Segundo a médica e diretora técnica das UPAs em Maceió, Sandra Gico, as unidades dão atenção aos casos de urgência e emergência. “Antes de tudo, é preciso lembrar que a UPA não é um hospital, mas sim uma unidade pré-hospitalar para atendimentos de risco”, destacou.

Para ela, a população precisa tomar conhecimento do que pode ser feito nas UPAS para que o atendimento de casos prioritários sejam prejudicados. Confira no quadro abaixo alguns dos casos em que é possível ser atendido numa UPA:

É ATENDIDO NA UPANÃO É ATENDIDO NA UPA
Clínica Médica

 

Pediatria

 

Ortopedia

 

Odontologia de Emergência

 


Retirada de cistos

 

Unhas encravadas

 

Curativos

 

E demais atendimentos paliativos destinados a atenção básica

 

 

Dentro deste contexto, o procedimento inicial é realizado a partir do momento em que o usuário chega à unidade. O tempo de atendimento de cada paciente corresponderá à gravidade do seu caso.

“Assim que o paciente chega à UPA, ele é atendido por uma técnica de enfermagem, que fica junto à recepcionista, para uma triagem e o registro do atendimento. Neste momento, é ideal que o usuário esteja com, pelo menos, um documento de identificação em mãos. Após este processo, ele recebe uma fita colorida, podendo ser vermelha, laranja, amarela, verde ou azul, a depender da gravidade de seu caso. Desta maneira, aqueles em situações mais graves receberam atendimento prioritário”, contou Sandra Gico.

Na necessidade de o paciente precisar ser internado, a transferência é feita para os hospitais de referência da unidade. Em casos de baixa complexidade, o encaminhamento é realizado por uma ambulância da própria unidade. Já em situações onde o usuário corre risco de morte, o serviço móvel da Samu é solicitado.

Conheça um pouco mais da UPA

Administradas por meio de uma parceria entre o Município de Maceió, Governo do Estado e Governo Federal, as UPAs do Trapiche e Benedito Bentes funcionam 24h e têm a capacidade para atender, cada uma, cerca de 300 pessoas por dia.

Elas fazem parte do componente pré-hospitalar fixo da rede de atenção às urgências e emergências e são equipadas com equipamentos novos e modernos. As UPA’s também possuem uma equipe adequada ao Tipo 3, com seis médicos compondo o quadro diurno e outros três no noturno.