Tecnologia

5 usos criativos para um smartphone antigo

Veja como aproveitar melhor o seu velho Android

18/11/17 - 09h17
Reprodução / IG

Um smartphone Android antigo não precisa ficar na gaveta. Além de existirem diversas plataformas de revenda de aparelhos usados na internet e mesmo programas de trocas em lojas físicas, você também pode usá-lo de formas criativas para tornar a sua casa ou carro mais tecnológicos.

Alguns aplicativos gratuitos podem dar vida nova aos seus celulares antigos.

Confira opções criativas:

Dê ele para a ciência

Se você quiser, pode colocar o seu smartphone Android para colaborar com um supercomputador. O aplicativo DreamLab dá ao seu seu smartphone tarefas matemáticas de sequenciamento genético do Instituto de Pesquisa Médica de Garvan, da Austrália, que busca curas para diferentes tipos de câncer. Basta deixar o smartphone conectado a uma tomada e a uma rede Wi-Fi com o aplicativo em execução para colaborar com a pesquisa.

Transforme-o em uma câmera de segurança

Para isso, você precisará de um suporte, como um tripé de mesa, um carregador e um aplicativo chamado Manything. Após instalá-lo, posicionar o smartphone Android em um bom local para realizar o monitoramento e iniciar a filmagem, você poderá ter acesso às imagens em tempo real no site da empresa por trás do app gratuitamente. No entanto, para obter imagens gravadas nos últimos dois dias é preciso pagar uma mensalidade de 2,99 dólares ou 6,99 dólares para ter acesso às imagens dos últimos 30 dias. Os preços vão até 20 dólares mensais para usar cinco câmeras ao mesmo tempo. 

Repetidor Wi-Fi

Você pode aumentar o alcance da sua rede Wi-Fi doméstica com o uso do aplicativo Netshare. Ele cria automaticamente uma nova rede e senha que não podem ser alterados. Para que a rede adicional criada por ele funcione em um computador com sistema Windows é preciso ativar o proxy no painel de controle, dentro do menu de opções de internet do sistema. O mesmo processo é preciso ser feito em Macs, como explica este vídeo.

Câmera veicular

Um aplicativo chamado AutoBoy Dash Cam transforma seu smartphone em uma câmera veicular, também chamada de Dash Cam. Ela filma tudo que se passa à frente do veículo. Isso pode ser útil para registrar acidentes e usar os dados em eventuais processos judiciais. O backup das imagens é feito no YouTube, manualmente ou automaticamente, dependendo da opção do usuário.

Use-o como GPS

Usar aplicativos de navegação por GPS consome bateria do seu smartphone. Para poupar o seu aparelho principal, você pode usar um Android antigo com mapas baixados para realizar navegação offline. Os aplicativos Here WeGo, TomTomGo e Google Maps permitem o download de mapas, apesar não contarem com estatísticas de trânsito em tempo real, como faz o Waze.