Tecnologia

App de realidade aumentada do Bayern Munich leva os jogadores para onde você está

18/10/17 - 10h50
Reprodução / TecMundo

O setor esportivo tem se dedicado cada vez mais às plataformas digitais para popularizar suas franquias, manter e atrair mais seguidores. A mais nova iniciativa do Bayern de Munique mostra que o mundo do futebol anda bem conectado com tendências mais recentes na tecnologia: um app para iPhone permite que você faça fotos dos atletas do clube alemão onde estiver, a partir de interação com o cenário, via realidade aumentada (ou augmented reality — AR).

"Este recurso de realidade aumentada oferece aos fãs uma oportunidade lúdica, única e imersiva de se aproximar da equipe que eles amam, estando em Munique, Nova York ou México. Para nós, é importante continuarmos oferecendo experiências inovadoras, não só para garantir que estaremos conectados com nossos fãs em todos os níveis mas também para continuar avançando a tecnologia digital usada no setor esportivo”, comenta o diretor de imprensa e comunicação da equipe, Stefan Mennerich.

(Reprodução / TecMundo)

O utilitário usa recursos semelhantes ao que já vemos no Pokémon GO e em filtros de vídeos efêmeros no Facebook, Instagram e Snapchat e com ele você pode, por exemplo, customizar ou comprar uniformes para personalizar suas imagens ao lado do goleiro Manuel Neuer ou do ala-atacante Arjen Robben. O “AR Arena” vem com a atualização 4.2.6, pode ser encontrado no iTunes e requer o iOS 11 e iPhones com processadores A9 ou A10.

Outras modalidades já entraram na onda

Além do Bayern diversos clubes possuem seus próprios apps com informações, resultados e notícias sobre transações, entre outras coisas. A liga de futebol americano, a NFL (National Football League), conta com suas próprias ferramentas AR para interagir com transmissões da Fox Sports.

(Reprodução / TecMundo)

No campeonato de basquete NBA (National Basketball Association), a realidade aumentada também vem sendo utilizada para um game em que você pode entrar na quadra para tentar fazer a cesta. A rede ESPN já vem exibindo os jogos radicais X Games em headsets de realidade virtual e o Gear VR, da Samsung, disponibiliza imersão em conteúdo de beisebol da MLB (Major League Baseball) e das lutas do UFC (Ultimate Fighting Championship).