Tecnologia

Apple Watch salva a vida de americano ao detectar embolia pulmonar

16/10/17 - 15h04
Tecmundo

pesar de a nova versão do gadget apresentar alguns contratempos para os usuários, o Apple Watch continua sendo mais um produto da Maçã que deu certo e que deixa a empresa cada vez mais próxima do seu projeto de um ecossistema tecnológico de saúde para o consumidor. Prova disso é que um norte-americano de 28 anos acabou tendo a sua vida salva graças ao vestível.

O caso reportado pelo site Cult of Mac conta que o nova-iorquino James Green descobriu que tinha algo errado com a sua saúde por conta das informações coletadas (e exibidas) pelo equipamento. O rapaz é usuário do smartwatch há dois anos e se considera um maníaco por dados, utilizando o brinquedinho para monitorar suas atividades físicas, alimentação, qualidade de sono e, claro, frequência cardíaca.

Foi exatamente esse último recurso que alertou Green a tempo de ele perceber que estava com um quadro de embolia pulmonar. Graças ao longo histórico de informações capturadas pelo relógio e ao recente update para o watchOS 4 – que aprimora ainda mais a leitura e a análise cardíaca –, o rapaz foi notificado que seus batimentos estavam mais altos do que o normal e pôde ir ao médico para confirmar suas suspeitas.

Como um dos principais sintomas da doença é a aceleração da frequência cardíaca – por conta da obstrução de uma ou mais artérias do pulmão – o alerta automático do Apple Watch foi essencial para o diagnóstico prévio. Além disso, o norte-americano afirma que “foi bem legal abrir o app Saúde e mostrá-lo aos médicos, dando mais dados para que eles possam trabalhar”. Em seu perfil no Twitter, ele ainda concluiu: “nunca achei que esse computadorzinho estúpido no meu pulso, que eu comprei há dois anos, pudesse salvar a minha vida”.