Tecnologia

Botão de atualização para Android sofre alteração do Google e volta a funcionar

22/09/17 - 20h40
Ilustração

Em 2013, um ex-engenheiro do Android disse que ficar apertando o botão "verificar para atualização" no smartphone era um desperdício de tempo. Quatro anos depois, as coisas mudam para melhor — desde que você tenha o mais recente Google Play Services.

Agora, o botão "verificar atualização" funciona como deveria.

Naquela época, o Google liberava gradualmente as atualizações do Android e isso fazia com que, nas primeiras 48 horas, somente 1% dos dispositivos conseguia fazer o update. Então, mesmo que uma nova atualização estivesse pronta para ser baixada, ficar apertando o botão de atualização não adiantava nada se aquele 1% já estivesse preenchido.

O botão de atualização funcionava na primeira vez, mas os toques seguintes eram ineficazes se o usuário estivesse ausente até que o lote seguinte de 25% começasse. Se o usuário não fizesse parte desse grupo ou não tivesse tocado o botão a tempo, ele teria que esperar até a próximo lote.

Atualização contínua

Agora, o processo funciona de forma diferente. O Google modificou o botão de atualização para sinalizar a ação como "iniciada pelo usuário" e ignorar as limitações de 1% ou 25%. Em outras palavras, se uma atualização estiver pronta para implantação, mesmo se estiver nos estágios iniciais, pode ficar apertando o botão que ela continuará.

Essa mudança deve funcionar apenas em produtos do Google, como o Pixel ou Nexus. Aparelhos da Samsung, como a série Galaxy, LG ou HTC provavelmente ainda funcionam de forma diferente.