Tecnologia

Conheça o sensor de impressão digital que funciona sob a tela do celular

12/12/17 - 17h31
Olhar Digital


A empresa Synaptics Inc. anunciou hoje um sensor de impressões digitais que funciona embaixo da tela dos celulares. Voltado para "celulares com tela infinita", segundo a empresa, o sensor consegue efetivamente transformar parte do display dos dispositivos em um sensor biométrico, e elimina a necessidade de se reservar espaço no corpo do aparelho para o sensor.

Segundo a empresa, o sensor Clear ID FS9500 é mais rápido do que outras tecnologias biométricas (como o FaceID do iPhone X), e permite que o usuário destrave o aparelho apenas com um toque sobre a tela de qualquer ângulo. Além disso, como o sensor fica sob o vidro do display, ele se torna mais resistente contra choques, riscos e líquidos do que se estivesse exposto.[


Iluminando os dedos 

De acordo com o Tech Report, a maneira como esse novo sensor funciona é diferente da dos sensores de impressão digitais tradicionais. Quando ele é ativado, ele usa a parte do display OLED que estiver acima dele para iluminar a impressão digital do usuário. A luz que é refletida dessa impressão digital então passa de volta pelo vidro e é processada pelo sensor, que então identifica se ela está registrada para destravar a tela ou não. A imagem abaixo ilustra mais ou menos como o sensor fica montado:



Reprodução



É possível imaginar, a título de exemplo, que o sensor é o pão debaixo de um sanduíche de um milímetro e meio de altura que compõe o display dos aparelhos (o pão de cima seria o vidro que protege o display). O sistema também possui uma suíte de segurança que protege contra o roubo ou a espionagem dos dados biométricos do usuário.

Chegando em breve

Por mais que a tecnologia pareça futurística, ela está muito próxima de aparecer em produtos voltados para o usuário final. De acordo com a própria empresa, ela será demonstrada em um "celular de primeira linha para consumidores finais" durante a CES 2018, que começa no dia 8 de janeiro. Ou seja, ela deve aparecer daqui a menos de um mês.

Há motivos para acreditar que esse "celular de primeira linha" seja o Samsung Galaxy S9. Afinal, já circulam informações segundo as quais a fabricante coreana pretende apresentá-lo durante a feira de tecnologia que acontece em Las Vegas. Mesmo assim, ele pode não ser o primeiro celular do mundo a ter esse recurso: esse mérito pode acabar ficando com a Sharp ou com a fabricante chinesa Vivo.