Tecnologia

Dr. Bip: o aplicativo gratuito que lembra a hora de tomar os remédios

25/09/17 - 15h26

 No mundo moderno a tecnologia é fundamental. Imaginar o nosso dia a dia sem o uso dela é um exercício que não faz parte da nossa rotina. Estamos cheios de compromissos e o nosso tempo é ouro. Por conta disso esquecemos até de nós mesmos. Tomar remédio, por exemplo. Muitas pessoas não gostam e outras tantas esquecem o comprimido que deve ser tomado na hora certa.

Imagine você ter no celular algo que lhe lembre à hora certa do comprimido, ou um aplicativo que coloque a disposição do médico todo o seu histórico de saúde. Isso já existe e foi desenvolvido para ajudar você a se organizar e melhorar a sua relação com o médico. Com um simples aperto de um botão no seu celular você e o seu médico podem acessar a sua vida como paciente e ainda coordenar os procedimentos médicos. 

    O sonho se tornou realidade: chegou o Dr. Bip! Esse aplicativo inovador criado pelos médicos Alberto Aguiar(Ortopedista) e Vinícius Menezes(Cardiologista), os dois de Araguaina, no Tocantins, desenvolvido por uma equipe médica e programado por profissionais experientes, atentos as inovações. Dr. Bip, foi lançado inicialmente para a plataforma Android,e pode ser baixado sem nenhum custo. È um aplicativo gratuito. A equipe está trabalhando no desenvolvimento para o sistema iOS (Apple) e a previsão é que já esteja funcionando a partir do dia 16 de setembro. A Proposta do Dr. Bip é ser uma solução no acompanhamento da saúde do paciente, mantendo as consultas em dia e o seu médico bem informado. 

    O aplicativo tem um layout moderno e foi desenvolvido para ter uma identidade simpática e alegre. Um comprimido foi usado como identidade, dando personalidade e forma ao aplicativo. Carinhosamente batizado de "bipinho", o desenho lembra um comprimido com características médicas, ou seja, é a representação do app de saúde que veio para cuidar de você. 

    Dr. Bip está ao alcance de todos. Com o celular na mão e um simples toque na tela, no MODO paciente, ele vai lembrar que está na hora de cumprir o tratamento médico da forma correta. Dr. Bip exibe na tela do aparelho celular a seleção de medicamentos com horários e freqüência de uso programado no tratamento médico. E não tem limite de agendamento. Pode ser um remédio ou mais.

    O aplicativo possibilita o acompanhamento sistemático da família do paciente que pode acessar e ver se os remédios estão sendo tomados de forma correta. Dr. Bip permite o cadastro de familiares e também de amigos, que podem checar a programação e ver se a indicação de tratamento está sendo cumprida.

    Dr. Bip também oferece a possibilidade do paciente ter a receita médica sem o uso do papel. Portanto o paciente não perde a receita. A mesma receita que é impressa e precisa de carimbo e assinatura do médico, já está no seu aplicativo. Ela é emitida já autenticada e certificada digitalmente. O médico não precisa ter cuidado com a caligrafia. 

   Agora, o Dr. Bip é quem avisa os tipos de tratamento e os horários da medicação. Esse app de saúde vai “apitar” na hora certa e vai avisar ao paciente que está na hora de tomar o remédio. Depois de cumprir essa tarefa importante do tratamento, o paciente informa ao app se tomou a medicação e essa informação vai para o histórico do paciente e fica arquivada. A qualquer hora o médico que acompanha esse paciente pode acessar a informação e ver se a prescrição está sendo cumprida ou se o tratamento está dando certo.

O uso do Dr. Bip facilita a decisão pela continuidade do tratamento ou a mudança de abordagem porque o médico que usa o aplicativo acessa o histórico do paciente o que facilita a indicação do tratamento.  

O Dr. Bip é uma novidade exclusiva das UPAS de Maceió e pode ser baixado de forma gratuita pelo site http://drbip.com.br/ ou através da versão disponível para o sistema operacional do seu dispositivo móvel usando o código QR.

    Em Resumo, o Dr. Bip chegou para facilitar o tratamento de diversas enfermidades e ainda  poupar o valioso tempo. É uma tecnologia de aplicação móvel, segura, estruturada nas nuvens e que pode ser acessada a qualquer hora, de qualquer lugar.