Tecnologia

Esqueceu onde deixou o carro no estacionamento? O google maps pode ajudar

29/04/17 - 10h37

Estacionar o carro em shopping centers ou supermercados pode ser um desafio à capacidade de motoristas se localizarem. Não é difícil se perder em meio a tantas vagas, identificáveis apenas por números e letras que podem confundir quem está a passeio - logo, despreocupado em decorar sequências numéricas.

Felizmente, a tecnologia já é uma aliada que pode ajudar motoristas a não se perderem mais em estacionamentos. Graças a uma nova função do Google Maps, é possível saber exatamente onde seu carro foi deixado. É o fim do pânico ao terminar de fazer as compras!

SEU CARRO RASTREÁVEL, COM A AJUDA DO GOOGLE MAPS

A tecnologia de geolocalização do Google já é usada há algum tempo para nos informar sobre o trânsito no trajeto casa/trabalho (e vice versa), para sugerir notícias e para divulgar a previsão do tempo.

São apenas alguns exemplos práticos de que não é tão recente a aplicação da localização via GPS proporcionada pelos celulares como forma de fornecer informações com base dos locais que visitamos.

Pois agora a gigante dos serviços de busca acaba de anunciar uma nova funcionalidade, a localização de veículos em vagas de estacionamento.

UTILIZANDO A FUNÇÃO SALVAR LOCAL DE ESTACIONAMENTO

Para fazer uso da nova função, não será necessária a instalação de quaisquer aplicativos ou acessar sites. Disponível já no Google Maps, que vem instalado de fábrica em praticamente todo celular com sistema Android e iPhones, bastará ao motorista acionar a função “Salvar local de estacionamento”, após clicar no botão azul ao abrir o Maps com a sua localização.

Feito isso, o local onde você estacionou será salvo no Google Maps, onde aparecerá com o letra P (se o idioma do app estiver em inglês), e poderá ser visualizado ao abrir o aplicativo.

Adicionalmente, há outros recursos bastante úteis, como a possibilidade de adicionar notas de texto, que podem ser utilizadas para gravar o código da vaga (por exemplo: vaga E5 no G3).

E se você quiser ter ainda mais segurança ao estacionar, poderá fazer uma foto, guardar com o lembrete da vaga e compartilhar com algum de seus contatos.

USUÁRIOS DA ZONA AZUL DIGITAL AGRADECEM

Pelo Google Maps será também possível adicionar uma contagem regressiva após estacionar. Ao acionar a contagem, quando estiver faltando 15 minutos para o fim, você será notificado pelo aplicativo, dando tempo de comprar mais créditos e evitar uma indesejável multa por infringir o tempo permitido na Zona Azul Digital em São Paulo.

Na verdade, o recurso não chega a ser tão novo assim, uma vez que já existia essa função de marcar vaga de estacionamento, acionada quando o celular era conectado na entrada USB do carro e desconectado em seguida.

A diferença é que agora a função pode ser utilizada manualmente, com mais opções como a inserção de fotos e lembretes.

O compartilhamento da localização e a foto anexada podem até ser úteis em caso de furtos ou roubos, uma vez que podem se constituir em provas de que o carro de fato esteve no local, evidência importante na hora de dar entrada no seguro.

Não custa lembrar que roubos, furtos e eventuais danos sofridos em veículos no interior de estacionamentos são sim, de responsabilidade do estabelecimento comercial.

A lei ampara os motoristas, que devem fazer o registro de ocorrência para fazer jus a uma indenização por perdas e danos que venham a ocorrer.

HABILITANDO CARD DE ESTACIONAMENTO

Se você ainda não visualizou no feed do Google, a opção de utilizar card de estacionamento também pode ser útil.

Ao abrir o aplicativo do Google, aquele que tem o G colorido num círculo branco, você deverá acessar Personalizar / Transporte / Como você se desloca diariamente? / De carro.

Pronto, a partir de agora você passará a receber cards de estacionamento com a localização aproximada do seu veículo.