Tecnologia

Facebook lança recurso para promover doação de sangue no Brasil

23/05/18 - 20h54
Reprodução

O Facebook anunciou nesta quarta-feira, 23, um recurso para incentivar a doação de sangue no Brasil. A iniciativa visa facilitar o processo de registro para doação, ao mesmo tempo que ajuda a notificar doadores quando os bancos de sangue próximos realizarem eventos ou fizerem solicitações urgentes. O projeto tem a parceria do Ministério da Saúde, bancos de sangue centrais e especialistas em saúde, informou Hema Budaraju, Gerente de Produto, Saúde, do Facebook.

O recurso já estava disponível na Índia, em Bangladesh e no Paquistão, onde mais de 8 milhões de pessoas se registraram para serem doadoras de sangue.

Como funciona

Começando hoje, quem usa o Facebook no Brasil poderá registrar-se como doador de sangue em seu Perfil ou acessando o link facebook.com/donateblood. De acordo com a companhia, essas informações permanecerão, por padrão, privadas, mas quem quiser poderá escolher compartilhar seu status de doador mais amplamente.

"No próximo mês, vamos tornar mais fácil para organizações de saúde, começando por bancos de sangue centrais de todas as regiões do Brasil, conectarem-se com doadores de sangue no Facebook", escreve Budaraju.

Quando os bancos de sangue estiverem buscando doações, poderão criar posts especiais para divulgação ou navegar até facebook.com/findblooddonors. O Facebook notificará automaticamente os doadores de sangue que estiverem próximos para que possam ajudar. Esses doadores verão a solicitação e poderão entrar em contato diretamente com os bancos de sangue. O solicitante não terá acesso a nenhuma informação sobre o doador, a menos que o doador a forneça explicitamente quando responder.

No Brasil, seis bancos de sangue estão na primeira etapa do projeto, são eles HemoCe (Ceará) na região Nordeste; HemoPA (Pará) na região Norte; HemoSC (Santa Catarina) no Sul; Fundação Hemocentro de Brasília (Brasília), no Centro-Oeste; e HemoRio (Rio de Janeiro) e Pró-Sangue (São Paulo), na região Sudeste. Juntos, eles somam 64 postos de coleta e abastecem mais de 1.000 hospitais e organizações de saúde por todo o país. Futuramente, o Facebook vai estender o recurso a outros bancos de sangue e unidades de saúde.