Tecnologia

Google vai lançar aplicativo para mostrar notícias do seu bairro

26/01/18 - 21h02
Olhar Digital


O Google começou a testar recentemente um novo aplicativo de notícias chamado Bulletin. De acordo com o site do novo app, ele é dedicado a permitir que qualquer pessoa publique notícias "hiperlocais". Ou seja, assuntos que são de interesse apenas para as pessoas que moram em determinada região, e por isso não apareceriam em noticiários mais abrangentes. 

Na visão da empresa, esse tipo de assunto seria mais adequado para blogs ou sites menores. No entanto, criar uma página dessas ainda é um desafio para muitas pessoas. Por isso, o app foi desenvolvido para ser o mais simples e leve possível. Ele se conectaà conta do Google do usuário e não exige qualquer configuração para que ele possa começar a postar. É possível compartilhar textos de notícia, e incluir neles fotos e vídeos. O vídeo abaixo, em inglês, mostra um pouco do app:

Segundo o 9to5Google, os posts criados na plataforma são parecidos com textos de blogs, e podem ser facilmente compartilhados por meio de botões conectados a redes sociais. O exemplo dado pela empresa de uma notícia que seria adequada para o Bulletin é o de um transbordamento de rio que deixa uma estrada local intransitável. É fácil imaginar também que ele poderia ser útil para noticiar quedas de árvores ou falhas no transporte público. 

É bastante provável que o Google tenha algum papel editorial quanto às notícias que são compartilhadas pelo app, segundo o site; afinal, ele pode acabar sendo usado para fins abusivos. Como o site nota, a página de diretrizes da comunidade do aplicativo direcionam à página de suporte do Google News; por isso, é provável que os dos aplicativos estejam relacionados.

No entanto, segundo o The Next Web, só duas cidades podem usar o Bulletin por ora: Nashville e Oakland, ambas nos Estados Unidos. Nesse primeiro momento, de acordo com o site, o Google está dando a jornalistas dessas cidades um convite para ter acesso antecipado ao aplicativo. Isso provavelment é um período de testes para que a empresa possa entender como ele é usado. Os dados de uso gerados nesse período devem determinar quando (ou se) ele será lançado mais amplamente.