Tecnologia

Hand Talk: o conteúdo do PSCom traduzido em libras no Portal TNH1

25/08/16 - 20h02
Reprodução

Carregando o pioneirismo de ser o primeiro portal de notícias do Brasil a contar com uma ferramenta de tradução do noticiário para Libras, a Língua Brasileira de Sinais, o portal TNH1 ganhou novo layout, mas o Hugo, o mascote do Hand Talk, continua oferecendo a tradução para os surdos, problema que atinge 5% da população brasileira.

Com o Hugo, o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCom), por meio do TNH1, que recebeu o selo de "Site amigo do surdo", possibilita que uma parcela considerável da população possa ter acesso ao noticiário local, nacional e internacional, disponibilizado diariamente em diversas plataformas. 

O aplicativo, desenvolvido por alagoanos e premiado mundo afora, inclusive pela ONU, pode ser acessado no TNH1 clicando-se no símbolo de libras, localizado na lateral direita de tela. 

ACESSIBILIDADE

O gerente executivo de negócios online do TNH1, Anthony Campos, destaca a importância da ferramenta para a inclusão de deficientes auditivos ao possibilitar um canal adequado de acesso à informação. 

“Essa associação possibilita colocar para os internautas da comunidade de surdos o maior conteúdo de Alagoas e lhes assegura acompanhar de forma fácil as notícias que são publicadas pelo TNH1”, avalia Campos.

55 MIL TRADUÇÕES POR MÊS

O alcance do Hand Talk só cresce. São 55 mil traduções por mês feitas mensalmente. "O TNH1 é pioneiro entre os sites de notícias do país. O Hand Talk tem uma aplicação muito importante, possibilitando que o noticiário seja acessível para uma população de surdos que hoje chega a 5% em todo o país", afirma Ronaldo Tenório, sócio criador do aplicativo junto com os também alagoanos Carlos Wanderlan e Thadeu Luz.

SAIBA MAIS SOBRE HAND TALK

Liderada por um simpático intérprete 3D, o Hugo, a Hand Talk possui um aplicativo que faz a tradução automática de texto e voz para Língua Brasileira de Sinais (a Libras) e oferece soluções empresariais de acessibilidade para surdos em sites.

O reconhecimento da solução como inovadora e acessível veio de várias partes do Brasil e do Mundo. Foram dezenas de prêmios, dentre eles o de Melhor Aplicativo Social do Mundo em 2013, entregue pela ONU - Organização das Nações Unidas, no prêmio World Summit Mobile Award, em Abu-Dhabi. Na ocasião, a Hand Talk concorreu com cerca de 15.000 aplicativos de mais de 100 países. 

Além dos prêmios, a startup também contou com ajuda de mentorias e acelerações de várias organizações no Brasil e Estados Unidos, como a Artemisia, o Instituto Quintessa, o Inovativa Brasil e a Launchpad Accelerator - a aceleradora de Startups do Google.

Para saber mais, acesse a página oficial da Hand Talk.