Tecnologia

Saiba como atualizar o WhatsApp agora e não entregar dados para o Facebook

29/08/16 - 08h52
Reprodução

O WhatsApp acabou de trair alguns ideais: o aplicativo confirmou que vai compartilhar os dados de seus usuários para o Facebook vender anúncios. A ação quebra o comprometimento que o mensageiro tinha com a privacidade das pessoas que utilizam o aplicativo — principalmente depois de adicionar a criptografia de ponta-a-ponta neste ano.

Por meio de uma atualização dos termos e política de privacidade, o Facebook, por ser dono do WhatsApp, vai usar os seus dados para melhorar a sua experiência ao navegar na rede social. Por experiência, estamos falando de propagandas.

Os termos dizem o seguinte: "estamos trabalhando juntos para melhorar nossos serviços e ofertas, como por exemplo, combater spam entre os aplicativos, dar sugestões sobre o produto, mostrar anúncios relevantes entre outros no Facebook". Você tem até o dia 24 de setembro para bloquear a função.

Três passos para bloquear

Felizmente, o mínimo que o WhatsApp poderia era permitir que os usuários bloqueassem essa opção de compartilhamento. O recurso foi criado, contudo, você tem até o dia 24 de setembro para aceitar ou não estes novos termos e políticas.

Exatamente por isso, vamos lhe mostrar as três maneiras possíveis de não aceitar os novos termos e também não enviar estes dados ao Facebook. Acompanhe:

Não aceite logo de cara

Se você ainda não abriu o WhatsApp, quando abrir, provavelmente vai encontrar esta tela da imagem abaixo. As opções são as seguintes: "Agora não" ou "Leia mais sobre atualizações importantes...". Não clique em "Aceitar".

Caso tenha escolhido "Leia mais...", você vai encontrar na tela a imagem abaixo. No tópico destacado, que começa com a frase: "Compartilhar os dados...", desmarque a opção e pronto.

Desmarque a caixa

Pelas configurações

Abra o WhatsApp normalmente e vá até as configurações. Toque nos três pontos que ficam no canto superior direito da tela.

Vá até o menu.

Agora, escolha "Configurações" e, então, "Conta" Veja:

Vá até Conta.

Rolando a lista de tópicos, se o seu WhatsApp estiver atualizado, você vai encontrar a seguinte opção: "Compart." dados da conta; e um botão check ao lado. Toque sobre este botão para a caixa ficar vazia. Acompanhe:

Você tem certeza de que não deseja utilizar os dados de sua conta do WhatsApp para melhorar as suas experiências..., deve aparecer em uma caixa. Escolha "Não compartilhar" e pronto.

"Não compartilhar"