Tecnologia

Sony vai entrar no mercado de transporte por aplicativo

20/02/18 - 19h06
Olhar Digital


Além de smartphones, videogames e outros eletrônicos, a japonesa Sony pode, em breve, entrar no mercado de transporte privado por aplicativo. Para isso, a empresa está pensando em formar uma "aliança" com empresas e cooperativas de táxi do Japão.

A informação é da agência de notícias Reuters, com base num anúncio da Sony. A aliança seria formada por cinco serviços de táxi do Japão, além da empresa de tecnologia Softbank e da chinesa Didi Chuxing. Ambas são acionistas na companhia de tranporte privado Uber.

O papel da Sony na iniciativa seria o de fornecer sistemas de inteligência artificial para conectar usuários a táxis próximos por meio de um aplicativo de celular. O sistema seria encarregado de direcionar motoristas de acordo com distância, trânsito e clima. 

No Japão, serviços de transporte alternativo ao táxi enfrentam severas restrições legais. A Uber, por exemplo, atua no Japão apenas com motoristas que já são profissionais, e não com qualquer pessoa que tenha um carro, como em outros países.

Nesta semana, o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, em visita à Ásia, disse que pretende liderar a empresa em direção a mais parcerias com serviços de táxi no Japão, para ampliar sua participação no mercado de transporte privado local.