Tecnologia

Uber, Cabify e 99 se unem contra projeto que regulamenta apps de transporte

25/09/17 - 15h45
Olhar Digital

As empresas Uber, Cabify e 99 estão pedindo para que os seus usuários assinem um abaixo-assinado para pressionar os políticos contra o Projeto de Lei (PLC 28/2017), que pode ser votado nesta semana no Senado e tem o objetivo de regulamentar os aplicativos de transporte.

Segundo as empresas, o projeto aumenta a burocracia, pois exige que os motoristas de aplicativos tenham licenças para circular semelhantes às exigidas dos táxis com placas vermelhas. “Com isso, o Congresso vai restringir o direito das pessoas de escolher como se movimentar nas cidades e acabar com a oportunidade de renda para milhares de motoristas parceiros”, afirma o comunicado que os apps estão enviando para os usuários por e-mail e notificações.

Aprovado em abril pela Câmara dos Deputados, o projeto, na verdade, determina uma série de exigências para que esse tipo de serviço possa funcionar, incluindo uma autorização prévia das prefeituras, a exigência de placas vermelhas para os automóveis que prestarem o serviço, além de regulamentar questões trabalhistas.