Tecnologia

YouTube vai avisar usuários quando seus vídeos aparecerem em outros canais

12/07/18 - 18h13
YouTube


O YouTube anunciou nesta semana um novo recurso chamado Copyright Match. Trata-se de um filtro que será aplicado a todo novo upload na plataforma e vai checar se aquele conteúdo já foi postado anteriormente em algum outro canal.

A ferramenta foi disponibilizada, inicialmente, apenas para canais com mais de 100 mil inscritos, mas será liberada para todos os membros do programa de parcerias do YouTube nos próximos meses. Usuários comuns não deverão ter acesso à novidade.

Se uma possível cópia aparecer, cabe ao dono da original decidir o que fazer. Ele pode ignorar, entrar em contato com o canal que subiu o vídeo de novo ou pedir a remoção ao YouTube. O Copyright Match só vai emitir alerta quando um vídeo inteiro aparecer pela segunda vez na plataforma, não trechos dele.

A ferramenta é parecida com outro sistema de proteção a criadores de conteúdo no YouTube que se chama Content ID. Este recurso também filtra uploads feitos à plataforma em busca de vídeo ou áudio que já tenha aparecido em outro lugar, mas tem algumas características diferentes.

A diferença é que o Content ID só está disponível para usuários que são, de fato, detentores de direitos autorais registrados em cartório e que possam comprovar essa propriedade. Além disso, quem reclamar de um vídeo roubado com o Content ID tem opções diferentes para reagir.

O dono do conteúdo original pode pedir ao YouTube que bloqueie o vídeo "impostor"; pode monetizá-lo, ganhar dinheiro com anúncios exibidos no outro canal; ou pode ter acesso às estatísticas de audiência do vídeo copiado. Já o Copyright Match oferece opções diferentes de resposta.

"Antes de agir, pedimos que você avalie cuidadosamente cada caso para confirmar que você possui os direitos do conteúdo correspondente", diz o YouTube. "Você não deve solicitar uma remoção por direitos autorais de um conteúdo que não é de sua propriedade exclusiva, como conteúdo de domínio público."