Televisão

Fábio Porchat lança seu programa, que contará com Sasha na estreia

22/08/16 - 20h15

Na tarde desta segunda-feira (22), Fábio Porchat recebeu a imprensa para apresentar os detalhes de seu programa de estreia na Record, que acontecerá na próxima quarta (24). 

Bem à vontade e super falante, o humorista, apresentador, ator, roteirista e empresário não parava de detalhar cada novidade do “Programa do Porchat”. “Nossa ideia é gravar sempre no dia com assuntos que estejam acontecendo naquele momento para sair quente, não temos todo o programa de estreia completo ainda. E nesse horário temos liberdade e tranquilidade”, ressalta.

O novo contratado aproveitou para receber os profissionais de imprensa no cenário do programa, bem no formato dos tradicionais talk-shows já exibidos. Um mega telão com uma mesa, um sofá, a famosa canequinha e uma banda musical - nesse caso, os roqueiros goianos do Pedra Letícia - mais o colaborador humorista Paulo Vieira, integram o time do apresentador.   

Após muitas especulações, Porchat assinou contrato com a emissora do Bispo Edir Macedo no dia 27 de fevereiro. Sua primeira participação aconteceu dois dias depois, na festa de lançamento da nova grade de programação da emissora. Em uma entrada triunfal, o apresentador chegou fazendo gracinha com contratados da casa como Britto Júnior. Mas foi nas Olimpíadas realizadas nos últimos 17 dias no Rio de Janeiro que sua popularidade aumentou ainda mais, atacando como comentarista em algumas provas transmitidas pela Record. Bom, pelas chamadas nos intervalos já deu para perceber que vem muito riso por aí, né? “Brinquei comigo mesmo pra logo cortar o mau pela raiz”, explica.

O começo

Sua inquietude é combustível certo para estimular a criatividade em diversos setores da comunicação. Essa facilidade de lidar com a irreverência começou ainda na infância, ao brincar de teatro, tendo sua família como público inicial. O tempo passou, ele cresceu e a vontade de seguir o caminho das artes só aumentava. Porém, por incrível que pareça, o adolescente que mostrava intimidade atuando, naquele momento, preferiu seguir uma carreira que lhe garantisse certa estabilidade, optou então em se matricular no curso de Administração de Empresas.

Ainda no primeiro ano de faculdade, teve a oportunidade de ir com sua turma a uma gravação do “Programa do Jô”. Sempre muito ousado sem perder o ar da graça, pediu uma chance ao apresentador da Rede Globo para apresentar um esquete de sua autoria. Sucesso total. Mandou tão bem que tomou a decisão de mudar de cidade, abandonar a universidade e seguir a carreira que sua infância já apontava. Inicialmente sua estreia na TV foi integrar o time de redatores de atrações como “Zorra Total”, “Junto e Misturado”, “Esquenta”, entre outros. Em frente às câmeras fez o público rir com suas tiradas rápidas em piadas divertidas.

Considerado um verdadeiro fenômeno pelo público de A a Z, visibilidade que deve muito ao seu desempenho no canal que desenvolve no Youtube desde 2012, o “Porta dos Fundos”, ele não esconde a ansiedade de encarar mais um novo desafio em sua carreira: o de entrevistador de talk-show.
“Recebi propostas de outras emissoras, mas gostaria de voltar à TV aberta fazendo algo do meu jeito em sintonia com a Record, quem me fez a melhor proposta em todos os sentidos”. Será que a concorrência o incomoda com programas semelhantes ao seu? “Fazer produtos competitivos é saudável, será uma briga boa”, pontua.

“O Programa do Porchat” é inspirado em formatos americanos que contém mais “humor, do que talk” como tem feito questão de falar em suas declarações. E a atração já conta logo de cara com um ‘furo’. Porchat e sua equipe convenceram Sasha Meneghel a dar sua primeira entrevista na TV.
A filha de Xuxa sentiu-se tão à vontade, revelando até uma paixão platônica que teve por um amigo de sua mãe.

“É a famosa mais anônima, nunca deu entrevista nem para mãe”, brinca. Para entender um pouco mais desse universo na prática, ele diz ter conversado com apresentadores de outras emissoras como Luciana Gimenez (RedeTV!), Marília Gabriela (GNT) e até mesmo a quem considera um padrinho, o próprio Jô Soares (Globo). Enfatiza que sentiu-se acarinhado pelos colegas da nova casa e trocando algumas ideias com Roberto Justus. “Não sei fazer, vou aprender fazendo”, diz, sem receio e completa: “Estou otimista, olha que na vida costuma ser bem pessimista”, destacou.

Cinema & Teatro - Ele está em tudo


Assim que se formou em Artes Cênicas pela CAL (Casa de Artes das Laranjeiras), Fábio Porchat montou naquele mesmo ano, 2005, a peça “Infraturas”, contracenando com outro conhecido comediante, Paulo Gustavo. É no palco que ele diz se manter sempre vivo.

Desde 2014 vem percorrendo as principais cidades com o espetáculo “Meu Passado Me Condena” ao lado da atriz e amiga Miá Mello que, juntos, filmaram título homônimo para a sétima arte em 2013 e 2015. E por falar em cinema, é o universo que o artista vem transitando desde seu primeiro longa, “O Lobinho Nunca Mente”. Já totaliza mais 11 no currículo, incluindo inclusive o drama “Entre Abelhas”. Ele também sabe ser “sério” quando quer. “Sou um ator formado, hoje posso fazer um drama, amanhã terror e isso não quer dizer que optei por uma coisa ou outra. Claro que sinto maior segurança em fazer rir, algo que realizo há algum tempo”, finaliza.
O "Programa do Porchat" estreia nesta quarta-feira (24), logo após o “Programa do Gugu”. E irá ao ar sempre de segunda a quinta por volta de 00h15, com reprise no canal pago TBS, de segunda a sexta, às 12h15 e 19h30.