Televisão

Fala Brasil: motivos para não abrir mão do café

11/06/18 - 11h45
Reprodução

Quem nunca recorreu ao velho e bom cafezinho para ficar mais antenado durante o dia? Mas o que pouca gente imagina é que o consumo dessa bebida também ajuda a manter as pessoas mais participativas e sociáveis. 

De acordo com um estudo realizado na Califórnia, nos Estados Unidos, esses efeitos estão relacionados à cafeína, que bloqueia os receptores de adenosina no cérebro, um neurotransmissor que atua como um calmante do sistema nervoso central.

Na prática, a substância alivia a sensação de cansaço e tem um impacto positivo no humor. Por isso, os pesquisadores acreditam que o café deixa as pessoas mais sociáveis.

Ninguém discorda que aquela dose diária de cafezinho ajuda a fazer novos amigos e a cultivar antigas amizades.

Para o advogado Marcelo José de Assis, o café também ajuda a descontrair o clima tenso. "Naquele momento do cafezinho, as pessoas se tornam mais íntimas umas das outras", diz.

Os dados da pesquisa levam em consideração o consumo moderado de café, uma média de quatro xícaras por dia. Os cientistas acreditam que mais do que isso pode ter efeito contrário, deixando a pessoa agitada e desatenta

A especialista em café, Fabíola Puppi, traz uma boa notícia para os apaixonados por cafés: "Há diversas opções de escolha entre versões tradicionais, que entram cafés filtrados, quanto expressos. Tem também versões mais inovadoras, como o expresso saborizado e o cold brew, que é gelado. Quente ou gelado as propriedades da cafeína se mantém", explica.