Televisão

Pajuçara Noite traz série de reportagens especiais sobre casas de farinha em Alagoas

27/03/18 - 19h36

A partir desta quarta-feira (28), o jornal Pajuçara Noite, da TV Pajuçara, dá início a uma série de reportagens sobre as casas de farinha em Alagoas.

Titulada como "Casas de Farinha: o fim da tradição e o começo da escravidão", a série, dividida em três episódios, vai mostrar como os trabalhadores produzem, em situação precária, a farinha de mandioca de Alagoas, tão falada que até já virou música na voz de Djavan. A série é assinada pelo repórter Thiago Correia e pelo repórter cinematográfico José Pereira.

Na primeira parte, o repórter Thiago Correia vai contar a história do Arranjo Produtivo Local (APL) e como Alagoas se tornou uma expressiva produtora da farinha de mandioca. Além disso, ele vai mostrar a primeira etapa do processo, equivalente ao descasque do alimento. 

Em um segundo momento, a série vai destacar a atuação dos trabalhadores dentro das casas de farinha, a trituração e a prensa da mandioca, e as várias as etapas que se dividem da fragmentação ao pó.

No terceiro episódio, a reportagem vai relatar os problemas gerados a partir de todas as etapas. Estudos inéditos, feitos em Alagoas e em São Paulo, sobre a liberação do ácido cianídrico da mandioca, vão revelar que a substância em quantidade elevada, pode contribuir para doenças causadas aos trabalhadores das casas.

A equipe de reportagem da TV Pajuçara também flagrou situações irregulares, como a insalubridade, o trabalho infantil e o uso de equipamentos sem proteção.

É nesta quarta-feira (28), com apresentação de Gilka Mafra, a partir das 19h15, logos após o Cidade Alerta Alagoas.

Confira chamada: