Trânsito

Faixa Azul reduziu tempo de viagem da PRF até a Centenário para 35 minutos, diz SMTT

Percurso era feito em 44 minutos, no horário entre as 7h e as 8h da manhã

18/10/17 - 08h20

Cerca de 300 mil usuários diários do transporte público da capital foram beneficiados com a implantação da fiscalização eletrônica na Faixa Azul. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) registrou uma redução de quase nove minutos nas viagens de ônibus realizadas no corredor de transporte mais movimentado da capital.

Os maceioenses que precisavam se deslocar nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, entre às 7h e 8h, levavam cerca de 44 minutos para percorrer o percurso da antiga rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF) até a Praça do Centenário.

Com a implantação da fiscalização eletrônica, esse tempo caiu para quase 35 minutos, em um dos horários mais movimentado nestas avenidas. De acordo com o titular da SMTT, Antonio Moura, a redução é reflexo das constantes campanhas educativas realizadas pelo órgão.

“Os condutores passaram a respeitar cada vez mais a Faixa Azul e hoje estão muito mais conscientes. Deixando esse espaço livre para a circulação dos ônibus, os motoristas ajudam a melhorar o trânsito e a qualidade de vida de milhares de cidadãos que utilizam esse meio de transporte”, explica.

A redução no tempo das viagens também foi registrada nos horários de volta dos maceioenses para casa. No trecho entre o colégio Santa Madalena Sofia e a antiga rotatória, o tempo de viagem, que era de 42 minutos, agora caiu para 35, entre as 17h e as 18h.

“Esse é um tempo em que o cidadão pode aproveitar com sua família, para fazer um lanche e é um benefício muito grande para o usuário do transporte coletivo, que, antes da Faixa Azul, levava quase uma hora para ir e voltar ao trabalho”, afirma o superintendente.