Trânsito

Trânsito muda, mas obras de viaduto na rotatória da PRF devem começar em 2016

19/09/15 - 10h09

Previsão é que obras comecem ainda no primeiro semestre do próximo ano (Crédito: Divulgação)

Previsão é que obras comecem ainda no primeiro semestre do próximo ano (Crédito: Divulgação)

A alteração de trânsito que acontece a partir do dia 03 de outubro no entroncamento entre as rodovias BR-101 e BR-316, na região da rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Maceió, seria uma medida paliativa da Prefeitura de Maceió para melhorar o tráfego. 

Durante a semana, centenas de internautas comentaram as mudanças anunciadas, muitos com opiniões otimistas e outras nem tanto. Diversos internautas apontaram que uma solução mais efetiva seria a construção de um viaduto. E o projeto realmente existe. A obra, o governo do Estado pretende iniciar no primeiro semestre de 2016.

De acordo com Andreia Estevam, superintendente especial de transporte e desenvolvimento urbano da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o projeto está sendo alterado para readequações a exemplo da implantação de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

“O projeto do governo estadual é um ponto de integração modal, com uma estação para VLT na parte elevada, que faz integração com um terminal de ônibus/BRT, no nível da rua (térreo), enxergando todos os movimentos, mas priorizando o pedestre não motorizado e os transportes de massa”, explica a superintendente. 

Ela diz ainda que o projeto está sendo detalhado e deve ser realizado em fases, de acordo com o recurso disponibilizado, ou seja, a parte rodoviária do viaduto deve ser construída primeiro, e as estações de ônibus e a do VLT ficarão para uma segunda fase.

“Como esta obra já está contida no PAC, será provavelmente contratada por RDC (Regime Diferenciado de Contratação), devendo ser executada ainda no primeiro semestre de 2016”, prevê.

Mas e o projeto, onde está? Ao que informou ao TNH1 o superintendente adjunto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício de Oliveira Galvão, está em Brasília (DF), onde está sendo alterado de acordo com as necessidades do Governo do Estado.

“Estamos tentando compatibilizar os interesses do município e do Estado. O projeto inicial era apenas rodoviário e teve que adequar para viabilizar o VLT que vai ligar o Aeroporto ao Centro de Maceió. Está previsto no PAC, mas ainda não tem todo o orçamento devido às alterações que estão sendo realizadas. Se quiséssemos licitar hoje já poderia ser licitado, mas precisa das adequações” explicou Fabrício Galvão que disse ainda que a obra é considerada prioritária para o DNIT em Alagoas.

MUDANÇAS DA SMTT

Mas se a obra é prioritária e deve começar no primeiro semestre de 2016, porque a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió vai insistir nas mudanças anunciadas nesta semana? Quem responde é o assessor especial de trânsito do órgão, Roberto Barreiros. Ele disse que a mudança antecipa as intervenções que deverão ser feitas para a implantação do viaduto.

“A mudança pretende diminuir o tempo de espera das pessoas que usam aquela região. Em horários de pico se levava mais de 15 minutos da Ufal até a rotatória. Assim, fizemos a Avenida Paulo Holanda que vai desviar o trânsito para a Via Expressa reduzindo o tráfego na rotatória e vamos disciplinar as várias saídas”, explicou.

Barreiro disse ainda que a mudança será avaliada e pediu paciência aos motoristas. “Vamos avaliar a mudança, mas é preciso que o motorista tenha paciência. É por isso que vamos implementar a alteração no sábado (3 de outubro), assim a população vai poder saber como ficam as mudanças na região e nós vamos saber se vai surtir o efeito desejado”, ponderou.