10 fake news sobre o coronavírus desmentidas pelo Ministério da Saúde

Publicado em 03/02/2020, às 14h53
-

TNH1

Quanto mais grave e de maior alcance o problema, maior é o surgimento de fake news. A propagação do coronavírus, que já causou 361 mortes até o momento, espalhou também uma infinidade de notícias falsas.  

LEIA TAMBÉM

Da vitamina C com zinco ao chá de erva doce para prevenção; de mercadorias contaminadas vindas da China até ao Carnaval que seria uma porta de entrada do vírus, as fake news se espalharam desinformando e provocando pânico desnecessário. 

E para combater fake news, nada melhor do que informações oficiais. O TNH1 separou 10 fake news desmentidades pelo Ministério da Saúde, que criou uma página especial exclusivamente para desmenstir este e outros boatos que circulam nas redes socais e aplicativos de mensagem. 

Sobre o coronavírus, todas as informações podem ser encontradas na página do MS sobre o coronavírus

Diferentemente do que pregam as falsas notícias, até o momento, as recomendações de prevenção feitas pelo Ministério da Saúde são as seguintes:

Para saber mais sobre a doença, acesse: saude.gov.br/novo-coronavirus 


Confira informações que estão circulando na internet, mas oficialmente desmentidas pelo Ministério da Saúde. 


Chá imunológico contra o novo coronavírus - É FAKE NEWS! - 

Até o momento, não há nenhum medicamento específico, infusão ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.


Vitamina C + zinco e o novo coronavírus - É FAKE NEWS!

Até o momento, não há nenhum medicamento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.


Mercadorias da China pela internet e o novo coronavírus - É FAKE NEWS!

 Esta informação não é verdadeira! Não há nenhuma evidência que produtos enviados da China para o Brasil tragam o novo coronavírus.


 Carnaval será porta de entrada para o novo coronavírus - É FAKE NEWS! 

No momento, não há comprovação que o novo coronavírus esteja circulando no Brasil, portanto não há precauções adicionais recomendadas para o público em geral.

O isolamento só é recomendado para os casos suspeitos da doença que atendem a definição disponível no portal do Ministério da Saúde.

Além disso, não há orientação da Organização Mundial de Saúde para bloquear portos, aeroportos e fronteiras.


Médico falando sobre prevenção do novo coronavírus - É FAKE NEWS 

NÃO REPASSE mensagens como este vídeo em que homem que se diz médico fala sobre prevenção contra o novo coronavírus. Esta e várias outras Fake News surgiram nos últimos dias.

Não há qualquer comprovação da veracidade do que ele diz sobre a China. Além disso, não há evidências científicas que mostrem que vitamina C, vitamina D, inhame, própolis ou banhos "quente/frio", chá de erva doce sejam prevenções eficazes contra o novo coronavírus. 


Chá de erva doce teria mesma substância do Tamiflu -  É FAKE NEWS! 

 Não compartilhe essa mensagem, ela é falsa! Nenhum tipo de chá pode ser utilizado para substituir um tratamento adequado contra a gripe, muito menos contra o novo coronavírus. As orientações que o chá de erva-doce tem a mesma substância do medicamento Tamiflu (fosfato de oseltamivir) também é falsa! Além disso, o Hospital das Clínicas de São Paulo, citado no texto da mensagem, esclareceu que não realizou alertas à população. Mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem sintomas de gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, uma unidade de saúde.


Vídeo - vitamina D e a prevenção do novo coronavírus - É FAKE NEWS!

As informações deste vídeo são falsas. Até o momento, não há nenhum medicamento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus. 


Vitamina D e o novo coronavírus - É FAKE NEWS!

As informações deste vídeo são falsas. Até o momento, não há nenhum medicamento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus


 Notificação emergencial do Ministério da Saúde sobre novo coronavírus - É FAKE NEWS! 

Esta informação é falsa! O Ministério da Saúde não fez nenhuma notificação de emergência ao público com estas informações.

Manter uma boa hidratação é recomendada para síndromes respiratórias, porém não da forma como está sendo recomendada na notícia.


Parar o Carnaval por conta do novo coronavírus - É FAKE NEWS! - 

No momento, não há comprovação que o novo coronavírus esteja circulando no Brasil, portanto não há precauções adicionais recomendadas para o público em geral.

O isolamento só é recomendado para os casos suspeitos da doença que atendem a definição disponível no portal do Ministério da Saúde.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados