103 migrantes são encontrados em trailer a caminho dos EUA no México

Publicado em 24/02/2018, às 07h29

Redação

Um grupo de 103 imigrantes centro-americanos que havia sido abandonado dentro de um trailer no nordeste do México foi resgatado por agentes migratórios e do exército próximo à fronteira americana, informou nesta sexta-feira ,23, o Instituto Nacional de Migração (INM).

LEIA TAMBÉM

Os migrantes foram encontrados nas imediações do município de Ciudad Camargo, a menos de 10 km da fronteira com os Estados Unidos, no estado mexicano de Tamaulipas, um dos mais afetados pela violência do crime organizado e rota habitual do tráfico de migrantes sem documentos.

A descoberta aconteceu quando militares que percorriam a zona detectaram a caixa do trailer ao lado de uma estrada de onde era possível escutar gritos de ajuda dos estrangeiros, disse o INM em comunicado.

"Mostravam sinais de desidratação e asfixia após terem permanecido mais de 12 horas em total superlotação", adicionou.

O grupo era composto por 67 adultos e 36 menores de idade. No total, 91 são de Honduras, sete da Guatemala e cinco de El Salvador. Dos 36 menores, 12 não estavam na companhia de um adulto.

O INM disse que se comunicou com os consulados de Honduras, Guatemala e El Salvador para coordenar um retorno "digno, ordenado e seguro" dos migrantes e informou aos estrangeiros sobre o direito de solicitar refúgio no México.

Desde o final de janeiro, as autoridades migratórias mexicanas reportaram a detenção de pelo menos 981 migrantes centro-americanos durante a viagem clandestina aos Estados Unidos.

Estima-se que a cada ano mais de 500.000 pessoas cruzam irregularmente o território mexicano com a intenção de chegar aos Estados Unidos, segundo dados das Nações Unidas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto