18 dicas do John Hopkins Hospital sobre a COVID-19

Publicado em 01/05/2020, às 12h02
-

Site Abimo.org.br

1- O Virus não é um organismo vivo, mas sim uma molécula de proteína (o DNA) coberta por uma camada protetora de lipídio (gordura), que, quando absorvida pelas células da mucosa (bucal, nasal ou ocular), altera o código genético dessas células e as converte em agressoras e fábricas de mais DNA viral.

LEIA TAMBÉM

2- Já que o vírus não é um organismo vivo , mas uma simples molécula de proteína, ele não pode ser morto, apenas ser decomposto.
O tempo de desintegração depende da temperatura, umidade e tipo do material onde o vírus está.

3-O vírus é muito frágil; a única coisa que o protege é uma muito fina camada externa de gordura. É por isso que qualquer sabão ou detergente é o melhor remédio, já que a espuma do sabão absorve a gordura (É por isso que você precisa esfregar tanto as mãos, por pelo menos 20 segundos, para fazer bastante espuma). Ao dissolver a camada de gordura, a molécula de proteína se dispersa e fratura por si só.

4- CALOR derrete a gordura; por isso é tão bom usar água morna para lavar as mãos, roupas e tudo mais.
Alem disso, a água quente produz mais espuma sendo assim mais eficaz.

5- Álcool ou qualquer mistura que tenha mais de 65% de álcool DISSOLVE QUALQUER GORDURA, especialmente a capa externa de lipídio do vírus.

6- Qualquer mistura com 1 parte de água sanitária e 5 partes de água dissolve diretamente a proteína, quebrando a molécula.

7- Água oxigenada também ajuda mas é melhor o sabão, álcool ou cloro, porque o peróxido destrói molécula de proteína, mas, você precisa usar ele puro e assim ele ataca a pele.

8- NENHUM BACTERICIDA SERVE. O vírus não é um organismo vivo como as bactérias. Você não pode matar o que não tem vida com antibiótico, apenas desintegrar sua estrutura com os métodos citados.

9- NUNCA sacuda pano usado ou novo, lençóis ou roupa. Quando ligado a uma superfície porosa o vírus é muito inerte e desintegra apenas depois de 3 (tecidos e materiais porosos) ou 4 horas (cobre e madeira), 24 horas (papel e papelão), 42 horas (outros metais) e 72 horas (plástico).
Então se você bater o pó ou usar um espanador, as moléculas do vírus permanecerão no ar por 3 horas.
E podem se alojar no seu nariz.

10- As moléculas do vírus permanecem muito estáveis em ar frio seja natural ou artificial como ar condicionado de carros e casas. A umidade ajuda a estabilidade do vírus assim como e especialmente a escuridão. Dessa forma, ambientes secos, quentes, secos e luminosos irão fazer o vírus degradar mais rápido.

11- LUZ ULTRAVIOLETA sobre qualquer objeto contaminado quebra a proteína do vírus. Por exemplo, é perfeito para desinfetar e reusar uma máscara. Tenha cuidado pois ultravioleta danifica o colágeno (que é uma proteína) da pele induzindo rugas e eventualmente câncer de pele.

12- O vírus NÃO CONSEGUE passar pela pele saudável.

13- Vinagre NÃO é útil pois ele não quebra a película protetora de gordura.

14 – NENHUM DESTILADO serve. Os destilados tem 40 % de álcool e você precisa de no mínimo uma concentração de 65 %.

15- Quanto mais confinado for o espaço, maior será a concentração do vírus. Quanto mais aberto e com ventilação natural menor será.

16- Isto já foi dito até a exaustão, mas você deve lavar suas mãos antes e depois de tocar suas mucosas, comida, chaves, maçanetas, interruptores, controle remoto, celular, relógios, computadores, etc. E também quando usar o banheiro.

17- Você precisa hidratar mãos secas tanto quanto lava- las pois o vírus pode se alojar nas pequenas fissuras da pele. Quanto mais viscoso o hidratante, melhor.

18- Também mantenha suas unhas cortadas para diminuir área de alojamento do vírus.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados