2ª via da nova Carteira de Identidade terá taxa a partir de fevereiro; veja valor

Publicado em 23/01/2025, às 10h16
- Agência Alagoas

Agência Alagoas

O Instituto de Identificação de Alagoas informou nesta quinta-feira (23) que quem precisar emitir a segunda via da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) pagará uma taxa de R$ 36,03. O novo valor do documento passará a ser cobrado a partir de 1° de fevereiro de 2025.

LEIA TAMBÉM

A emissão de segunda via estava suspensa devido à implantação do novo modelo nacional, mas, após dois anos de emissão, com mais de meio milhão de documentos emitidos em Alagoas, o Instituto retomará a emissão desse tipo de documento.

Marcelo Casado, papiloscopista e chefe administrativo do Instituto, explicou que o pagamento será realizado após o atendimento presencial, por meio de um boleto impresso. Após a solicitação e coleta das impressões digitais e face, o atendente entregará ao solicitante um boleto com o valor, que pode ser pago em qualquer casa lotérica, agências bancárias ou aplicativos financeiros.

“A medida tem como objetivo garantir a continuidade e a sustentabilidade do processo de emissão da identidade, além de proporcionar uma forma prática e acessível de pagamento para quem precisar solicitar a segunda via em caso de extravio ou perda do documento”, disse Marcelo Casado.

Essa taxa só se aplica para quem já fez a migração do modelo antigo de identidade para a nova CIN. Para quem ainda não realizou a troca e deseja obter o documento, o procedimento é considerado como emissão da primeira via, o que não gera custo algum, ou seja, a emissão é gratuita.

Versão digital

Antônio Ferreira, superintendente do Instituto de Identificação, disse que o bom mesmo é evitar a perda da versão física do documento. Uma boa alternativa para o cidadão é baixar a versão digital da nova CIN. Basta a pessoa, assim que receber o seu documento físico, acessar a aba "Carteira de documentos" no aplicativo GOV.BR para ter a versão digital disponível sempre à mão.

“Uma solução prática e segura para quem deseja facilitar o acesso à sua identidade, onde quer que esteja. A versão digital é segura, fácil de baixar, tem a mesma validade do documento físico e também é gratuita”, ressaltou o superintendente.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer