22 civis morrem no Afeganistão após operação conjunta entre EUA e forças afegãs

Publicado em 12/02/2017, às 18h01
-

Redação

Funcionários do governo afegão e moradores do sul do país afirmam que 22 civis, a maioria deles mulheres e crianças, foram mortos durante uma operação conjunta entre os Estados Unidos e forças afegãs, na semana passada, na província de Helmand, no sul do Afeganistão.

LEIA TAMBÉM

A autoridade responsável pela segurança em Helmand, Jabar Qahraman, disse que o ataque, que tinha como alvo insurgentes talebans, ocorreu no distrito de Sangin e resultou na morte de 13 pessoas de uma família e nove de outra. "Estamos tristes ao ouvir a notícia de mortes de civis", disse ele. "Quando os talebans usam civis como seu escudo contra as forças de segurança, tais incidentes ocorrem".

Um capitão da marinha norte-americana, Bill Salvin, que também atua como um porta-voz militar, disse que os EUA "têm trabalhado diligentemente para determinar se civis foram mortos ou feridos como resultado de ataques aéreos das forças norte-americanas", realizado para apoiar as forças afegãs dentro e ao redor de Sangin. Segundo ele, ainda não há conclusões.

Um dos moradores da região, Hameed Gul, disse que perdeu nove membros da sua família, inclusive sua mãe e uma irmã. "É tudo mentira que eles estavam atacando o Taleban", disse ele na terça-feira, na capital da província de Helmand, Lashkar Gah, onde estava hospedado no momento do ataque.

Kareem Atal, o chefe do conselho provincial em Helmand, afirmou que um homem, duas mulheres e duas crianças que foram feridas no ataque foram trazidas para Lashkar Gah para tratamento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos