27º Festival de Bumba Meu Boi; veja imagens das apresentações

Publicado em 02/09/2019, às 12h16
Fotos: Pei Fon/Secom Maceió -

Secom Maceió

A batida dos tambores é o que dita o ritmo da coreografia dos bumbas meu boi, que se apresentaram na arena montada no Estacionamento do Jaraguá para a 27ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió. Nesse sábado (31), o evento seguiu com os grupos da categoria especial: Força Bruta, Águia, Africano, Trovão, Águia de Ouro, Fênix, Diamante, Axé, Lacrau, Bumbá Alagoano e Vingador.

LEIA TAMBÉM

Alef Gomes é um dos membros da bateria do Boi Força Bruta, do Vergel do Lago. Ele estava emocionado com a apresentação e ansioso pelo resultado. “Para gente é um sonho chegar até aqui e mostrar nossa arte para as pessoas. Viemos para fazer o nosso melhor e dá uma emoção que não consigo nem explicar entrar na arena e ver tanta gente para assistir. Somos uma família e para mim é um orgulho tocar aqui hoje”, contou.

Thiago Carneiro é paulista, mas se diz maceioense de coração. Ele foi conferir as apresentações e levou a filha Maria Luiza, de 04 anos. “É uma manifestação cultural belíssima e acho importante trazer minha filha para conhecer a nossa cultura, as nossas raízes. É a primeira vez que venho para um festival de Bumba Meu Boi e estamos encantados. Ela está super animada e ansiosa para ver mais”, disse.

Neste ano, o evento contou com a participação de 20 grupos e cada apresentação teve em média 30 minutos de duração. Segundo o diretor de Produção Cultural da Fundação, Keyler Simões o Bumba Meu Boi é o folguedo que mais cresce no Estado. “Temos que incentivar esse folguedo para, através dele, dar visibilidade à nossa cultura e possibilitar a criação de um ambiente sadio de concorrência. Esse é o segundo dia de Festival e é muito bom ver as arquibancadas lotadas é a arena animada”, destacou.

A professora Ângela Nascimento compareceu ao evento e ressaltou a importância do Festival. “Fiquei muito surpresa com a beleza. É uma oportunidade para todos conhecerem essa manifestação cultural tão linda. É a primeira vez que venho assistir o Bumba Meu Boi, mas virei mais vezes e com certeza chamarei mais gente para ver. Eu não sabia que era assim, temos que quebrar esse preconceito e prestigiar os festivais de cultura popular”, declarou.

Veja mais imagens:

O Festival de Bumba Meu Boi é uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), e da Liga de Bumba Meu Boi. Na sexta-feira (30), se apresentaram os grupos Imperador, Treme-Terra, Dragãozinho, Kimera, Anaconda e Pérola, do grupo de acesso, além do Cobra Negra, Tigre e Cão de Raça, do grupo especial.

O Festival é uma das ações do Projeto Ginga Maceió, que está viabilizando a realização de diversas iniciativas culturais em Maceió, a exemplo do Ginga Capoeira e dos eventos Xangô Rezado Alto, Saurê Palmares e Festa das Águas, por meio de uma emenda parlamentar do então deputado federal Ronaldo Lessa.

Além de fomentar os grupos participantes com ajudas de custo através de edital, o Município viabilizou a estrutura do festival.

O resultado do evento será divulgado nesta segunda-feira (02).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês