3 combinações de vinhos e chocolates para o Dia dos Namorados

Publicado em 12/06/2025, às 16h30
- O Dia dos Namorados é perfeito para harmonizar vinho com chocolate (Imagem: Pixel-Shot | Shutterstock)

Redação EdiCase

Todos os anos, o Dia dos Namorados vai além das declarações apaixonadas e das vitrines enfeitadas com corações. A data cria um clima de intimidade e celebração, que inspira casais a explorarem novas experiências juntos. Uma das formas mais sofisticadas de aproveitar esse momento especial é por meio da harmonização entre vinhos e chocolates, combinação que une sabor, sensorialidade, afeto e até benefícios para a saúde.

LEIA TAMBÉM

“Ambos são ricos em antioxidantes que contribuem para o organismo e podem estimular a liberação de endorfina, gerando prazer e apreciação”, explica o sommelier e embaixador da 067 Vinhos, Jonas Nascimento, especialista em harmonização.

Além disso, a combinação pode até ajudar a esquentar a data. “Acredito que o mais interessante é que essa dupla é considerada afrodisíaca, o que chama ainda mais a atenção do consumidor. O vinho tem propriedades e polifenóis que ajudam no fluxo sanguíneo, aumentando a sensibilidade. Já o chocolate contém feniletilamina (PEA), que induz sensações de euforia e atração. Entre sabores frutados, encorpados e aromáticos, buscamos o equilíbrio para que um não ofusque o outro”, complementa o sommelier.

Abaixo, Jonas Nascimento lista algumas combinações de vinhos e chocolates. Confira!

1. Chocolate ao leite e vinhos tintos de corpo médio

Por ser mais doce e ter menor concentração de cacau, o chocolate ao leite harmoniza bem com vinhos tintos de corpo médio, como Merlot, Shiraz e Malbec. Esses vinhos têm aroma intenso de frutas vermelhas, o que complementa a doçura do doce sem sobrecarregar o paladar. Vinhos fortificados, como o Porto Ruby, também são ótimas escolhas, especialmente quando jovens, com sabor rico e frutado.

Chocolates amargos combinam melhor com vinhos tintos encorpados (Imagem: Africa Studio | Shutterstock)

2. Chocolate amargo e vinhos tintos encorpados

Diferentemente do chocolate ao leite, o amargo tem maior teor de cacau e menos açúcar. Por isso, combina melhor com tintos mais encorpados, como Cabernet Sauvignon, Zinfandel e Syrah, ricos em notas de frutas negras (amoras, ameixas, mirtilos) e especiarias como pimenta-do-reino.

Esses vinhos costumam envelhecer bem e têm taninos marcantes, que complementam o amargor do chocolate. Para quem prefere brancos, o Chardonnay ou o Veroni Bianco, com notas de frutas brancas e cítricas, também podem harmonizar com equilíbrio.

3. Chocolates saborizados e vinhos licorosos

Sabores como menta e laranja, presentes em chocolates aromatizados, pedem vinhos licorosos ou de sobremesa. Exemplos como o Porto ou o Marsala criam contrastes agradáveis com recheios à base de frutas secas, amêndoas, castanhas e até licor.

“Cientistas constataram que a junção desses dois alimentos pode acelerar a renovação celular, promovendo o rejuvenescimento da pele, graças ao resveratrol, composto encontrado tanto no vinho tinto quanto no chocolate amargo. Claro que o consumo deve ser moderado, mas podemos ressignificar esse momento à luz dos benefícios que ele oferece ao corpo, à mente e ao relacionamento”, finaliza Urandir Fernandes, fundador da 067 Vinhos.

Por Julio Costa

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Quanto alguém precisa comer para subir de categoria no UFC? Estudo revela Síndrome da árvore de Natal: como evitar alergias no fim de ano Carreira em Y: 5 dicas para se preparar para múltiplos caminhos profissionais Spoiler de 2026: 4 signos que se destacarão no próximo ano