5 receitas de bacalhoada para a Páscoa

Publicado em 15/04/2025, às 18h00
- Bacalhoada com pimentão (Imagem: lhmfoto | Shutterstock)

Redação EdiCase

Com a chegada da Páscoa, é inevitável não pensar na tradicional bacalhoada, um prato que une tradição, sabor e celebração em uma única refeição. Originária da culinária portuguesa, essa iguaria tornou-se marcante nas mesas de diversas culturas e, atualmente, é uma das comidas populares durante a quaresma, sobretudo por sua versatilidade e riqueza de sabores.

LEIA TAMBÉM

A seguir, confira 5 receitas de bacalhoada para a Páscoa!

Bacalhoada com pimentão

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o bacalhau, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo, escorra a água e, com o peixe ainda quente, retire as espinhas e a pele. Reserve. Em uma assadeira, coloque a batata e tempere com sal e pimenta-do-reino. Disponha o bacalhau, as cebolas, os tomates e os pimentões e regue com azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 200 °C por 30 minutos. Com cuidado, retire o papel-alumínio e asse por mais 10 minutos. Desligue o fogo, finalize com os ovos, a azeitona e o cheiro-verde. Sirva em seguida.

Bacalhoada com molho de tomate

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o bacalhau, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar por 25 minutos. Desligue o fogo, escorra a água e a reserve. Com o peixe ainda quente, retire as espinhas e a pele. Reserve. Na mesma panela do bacalhau, coloque a água do cozimento reservada e a batata e leve ao fogo médio para cozinhar até ficar macia. Desligue o fogo e reserve.

Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Junte o molho de tomate e o caldo de legumes e cozinhe até levantar fervura. Em uma frigideira, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Disponha os pimentões e refogue até murcharem. Desligue o fogo e reserve. Em um refratário, alterne camadas de molho, batata, bacalhau, pimentões e azeitona, finalizando com o molho. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por 20 minutos. Sirva em seguida.

Bacalhoada com leite de coco

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela grande, aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue o alho e a cebola até murcharem. Adicione o bacalhau desfiado e refogue por 5 minutos. Reserve. Em uma travessa, faça camadas com a batata, o bacalhau refogado, o tomate e os pimentões. Regue com o leite de coco e o azeite de dendê. Finalize com o coentro por cima. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 30 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe dourar por 10 minutos. Sirva em seguida.

Bacalhoada com batata, ovo e azeitona (Imagem: Fanfo | Shutterstock)

Bacalhoada com batata, ovo e azeitona

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o bacalhau, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo, escorra a água e reserve. Em uma travessa, coloque a batata e tempere com sal e pimenta-do-reino. Disponha o peixe e regue com azeite. Leve ao forno preaquecido a 200 °C até dourar. Desligue o fogo e finalize com os ovos, a azeitona e o coentro. Sirva em seguida.

Bacalhoada ao creme de alho-poró

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça a manteiga com uma colher de sopa de azeite em fogo médio. Refogue o alho-poró até murchar. Adicione a farinha de trigo e mexa por 1 minuto. Aos poucos, acrescente o leite, mexendo até engrossar. Junte o creme de leite, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Cozinhe por mais 2-3 minutos até ficar cremoso. Reserve. Em um refratário untado com azeite, faça camadas com a batata, o bacalhau, a cebola, a azeitona e o creme de alho-poró. Repita as camadas e finalize com creme por cima. Leve ao forno preaquecido a 200 °C por 30 a 40 minutos ou até borbulhar e dourar por cima. Sirva em seguida.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Horóscopo do dia: previsões para os 12 signos em 06/12/2025 Croquetes perfeitos: 6 receitas fáceis e crocantes para experimentar Calvície em homens e mulheres: entenda as diferenças e as causas Quanto alguém precisa comer para subir de categoria no UFC? Estudo revela