6 dicas para cuidar das varizes e evitar trombose no inverno

Publicado em 08/08/2025, às 16h30
- Os dias frios podem elevar o risco de trombose venosa profunda (Imagem: Rustle | Shutterstock)

Redação EdiCase

Os dias frios podem até parecer um alívio para quem sofre com varizes e desconfortos nas pernas, pois aliviam a dor, o inchaço e a sensação de peso. No entanto, essa mesma condição climática pode elevar o risco de trombose venosa profunda (TVP), como explica a cirurgiã vascular Aline Simplício.

LEIA TAMBÉM

“O frio faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, o que diminui o calibre das veias e pode reduzir o inchaço. Mas essa melhora costuma ser temporária. Se a pessoa ficar muito tempo parada, o sangue tende a se acumular nas pernas, aumentando o risco de trombose”, explica a médica.

Devido a isso, é essencial redobrar os cuidados com as pernas no período. “[…] É por isso que, mesmo no frio, é fundamental manter-se ativo, hidratar-se bem e usar roupas adequadas que não dificultem a circulação”, recomenda Aline Simplício.

A seguir, Aline Simplício compartilha 6 dicas práticas para proteger as pernas do frio e da trombose. Confira!

1. Mexa-se

Caminhadas dentro de casa, alongamentos e até subir escadas já fazem diferença.

2. Use roupas adequadas

Evite peças de roupa muito apertadas que dificultam a circulação.

3. Hidrate-se bem

Mesmo no frio, o corpo precisa de água para manter o sangue fluindo sem dificuldade.

Dor e inchaço repentino nas pernas precisam de avaliação médica (Imagem: New Africa | Shutterstock)

4. Fique atento aos sinais

Dor, inchaço repentino, vermelhidão ou endurecimento nas pernas merecem avaliação médica.

5. Aproveite a estação para tratar as varizes

O inverno pode ser um bom momento para tratar as varizes. Usar meias de compressão é mais confortável nessa época, e a menor exposição ao sol ajuda a evitar manchas na pele após procedimentos como a escleroterapia.

6. Cuide da circulação

Manter a circulação saudável é essencial em todas as estações. “Movimentar o corpo e se cuidar no inverno faz diferença na saúde vascular e, também, na qualidade de vida como um todo”, concluí Aline Simplício.

Por Andressa Marques 



Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Quanto alguém precisa comer para subir de categoria no UFC? Estudo revela Síndrome da árvore de Natal: como evitar alergias no fim de ano Carreira em Y: 5 dicas para se preparar para múltiplos caminhos profissionais Spoiler de 2026: 4 signos que se destacarão no próximo ano