6 dicas para quem busca emprego sem experiência

Publicado em 19/10/2016, às 11h39

Redação

Quem não tem experiência e almeja por uma oportunidade de emprego pode receber destaques por outros fatores. São dicas que podem deixar o currículo mais atrativo para que ele seja analisado pelo recrutador, e fazem toda diferença quando se esta procurando seu primeiro emprego. Existem muitos obstáculos para quem está em busca de um emprego sem experiência, por isso listamos algumas sugestões que podem ajudar nesse momento.

1. Seja voluntário

Aproveite o tempo livre para ser um voluntário, tanto em uma instituição quanto em empresas, as quais abrem vagas para esse tipo de oportunidade. É uma forma de conseguir experiência e ajuda o profissional a desenvolver como pessoa, além de adquirir novas habilidades para ser colocadas no currículo.

ONGs para fazer trabalho voluntário

2. Estude mais

A melhor forma de apostar na carreira é desenvolver seus conhecimentos por meio dos estudos. Faça o máximo de atividades extracurriculares, aprenda novos idiomas e faça cursos online. Tudo isso pode ser incluído no currículo e fazer com que aumente a visibilidade do recrutador, mesmo que você não tenha experiência na área.

3. Network e amigos

Manter uma boa rede de contatos aumenta ainda mais as chances de conseguir um emprego sem experiência. Esse networking tem que ser um contato que se mantém, não adianta lembrar-se do amigo apenas no momento que precisa do emprego. As melhores oportunidades de emprego surgem de contatos, seja na faculdade ou em reuniões casuais. Além dos círculos sociais tradicionais, grupos online e redes sociais.

4. Currículo

Muitas pessoas que procuram emprego sem experiência profissional focam em suas habilidades e aptidões descritas no currículo. É fundamental focar também na experiência acadêmica e saber valorizar todas as experiências que de alguma forma possam agregar valor ao mundo do trabalho. 

Veja o que escrever no CV quando não se tem muita experiência

5. Fale sobre trabalhos informais

Quem nunca participou de alguma atividade escolar remunerada ou um trabalho temporário? Pode ser trabalho como monitor de um setor, babá, organizar planilhas, etc. Tudo vale a pena no momento de descrever sua experiência, mesmo que não seja formal.

6. Grêmio estudantil

Algumas pessoas se destacaram no período escolar, como montar chapa estudantil e ganhar a disputa, isso pode ser utilizado no currículo e assim ganhar pontos com o recrutador. Pense em outros projetos que participou, se teve algum de grande importância, que mostre que você tem criatividade, responsabilidade e trabalho em equipe. Esse é o ponto para conseguir emprego sem experiência, quando se mostra o potencial à pessoa que está fazendo a seleção.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jovens veem conhecimento em IA como diferencial para emprego Sest Senat: Feira Emprega Transporte tem oportunidades de emprego e capacitação profissional Acúmulo de cargos públicos por professores: PEC vai a plenário Seplag anuncia segunda convocação de aprovados no concurso da Saúde