63,9% dos brasileiros apoiam o impeachment de Dilma, diz Instituto

Publicado em 08/04/2016, às 15h22

Redação

A maioria dos brasileiros apoia o impeachment de Dilma Rousseff: 63,9% dos eleitores brasileiros são favoráveis ao impedimento da presidente petista, de acordo com pesquisa de opinião nacional feita pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta semana e divulgada nesta sexta-feira (8).

LEIA TAMBÉM

À mesma pergunta, 28,3% dos entrevistados disseram ser contra o impeachment, e 6,5% responderam não ser a favor nem contra. Outros 1,3% não respondeu.

O instituto também questionou se o impeachment é um golpe contra a democracia. A esta pergunta, 67,3% dos brasileiros responderam que não, 29,1% disseram que sim, que se trata de golpe, e 3,6% não sabem ou não responderam.

Apesar do alto apoio da população ao impeachment detectado na pesquisa, os eleitores estão divididos quanto ao futuro da presidente Dilma Rousseff.

Para 48,4%, a petista conseguirá terminar o mandato e outros 47,1% acham que ela será afastada. Por fim, 4,5% não opinaram.

Responsáveis pelo impeachment

A pesquisa quis saber dos entrevistados quem seria o principal protagonista para um eventual afastamento de Dilma Rousseff. A maioria (54,6%) disse que o povo brasileiro seria o maior responsável pela saída de Dilma. 

Outros 16,5% apontaram o juiz federal Sérgio Moro e a Operação Lava Jato, 10,2% disseram que os partidos de oposição teriam esse papel e 6,4% apontaram os deputados federais.

Completam a lista o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com 4,8% de protagonismo; o PMDB do vice-presidente Michel Temer, com 3,9%; e outros 3,6% que não souberam ou não opinaram.

A pesquisa ouviu 2.044 eleitores, com 16 anos ou mais, de 24 Estados e 162 cidades brasileiras, entre os dias 3 e 6 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado