Redação EdiCase
Nos projetos residenciais, o bar deixou de ser apenas um apoio funcional e passou a ocupar um papel mais importante na forma de viver a casa. Ele cria cenários para encontros espontâneos, conversas sem pressa e pausas agradáveis no dia a dia, trazendo charme e personalidade aos ambientes. Seja integrado à área social ou inserido de forma mais discreta, o espaço contribui para tornar a rotina mais leve e convidativa.
LEIA TAMBÉM
Para a arquiteta Cristiane Schiavoni, não existem fórmulas prontas quando o assunto é bar em casa. Tanto o seu tamanho quanto a localização refletem o desejo de receber bem com personalidade e conforto. A seguir, confira inspirações que mostram como o bar pode se adaptar a diferentes propostas e transformar os projetos residenciais!
Embora o bar tenha sua presença associada às áreas sociais, ele também pode compor ambientes que entregam uma experiência mais íntima aos seus moradores. Foi assim que Cristiane Schiavoni o executou no segundo andar de uma residência. Ao invés de mantê-lo sempre aberto, por aqui ela optou pela discrição ao ocultá-lo atrás das folhas das portas que acompanham o efeito ripado que faceia uma das laterais do ambiente. “Embora camuflado, o bar ficou muito elegante com as fitas de LED embutidas nos nichos”, analisa.
De acordo com a arquiteta, a ideia de um bar com balcão, assim como presenciamos nos estabelecimentos comerciais, também pode ser reproduzida nos projetos residenciais. Para um jovem casal – sendo o marido apaixonado por futebol e resenha depois das partidas –, ela incorporou o ambiente em “U” entre a área gourmet, à esquerda, e atrás da sala de jantar.
Com o balcão em granito, Cristiane Schiavoni compôs a marcenaria com armários para as taças, prateleiras para os decanters e rótulos destilados, além da cervejeira embutida.
À primeira vista, o ambiente parece uma antessala antes da mesa de jantar posicionada na varanda. Mas, por aqui, a profissional deixou o local ainda mais agradável com o bar, um telão embutido com projetor e a estrutura de som embutida no forro, transformando a área no clima de cinema.
Ainda sobre o bar, mais uma vez Cristiane Schiavoni valeu-se da marcenaria com as cristaleiras, nicho central com as bebidas destiladas e os vãos que receberam a adega e os equipamentos de áudio e vídeo.
Não tem como desassociar o cantinho do bar com a varanda gourmet – ainda mais quando ela conta com uma churrasqueira parrilla, que grelha a carne conforme nossos hermanos uruguaios e argentinos. No nicho acima da bancada da pia, o morador tem fácil acesso às bebidas favoritas.
Se, de um lado, a profissional destinou parte da varanda para a área gourmet, do outro ela produziu um ambiente de estar. Próximo às poltronas, a lateral do rack suspenso recebeu uma magnífica bandeja que deixa a possibilidade de degustar um drinque muito fácil de realizar.
O espaço formado abaixo da escada foi o local perfeito para acomodar a bandeja de bebidas. Isso foi possível graças à marcenaria executada sob medida e que acomodou a cervejeira e os armários onde estão guardados os copos e itens da sala de jantar.
Com a cozinha americana inserida como parte da área social do apartamento, a arquiteta estendeu o granito da bancada para distribuir o espaço do bar: na parte superior, as prateleiras com o fundo espelhado e, na parte inferior, a cristaleira para os copos e demais garrafas de bebidas.
Por Henrique Araújo
LEIA MAIS