8 dicas para melhorar a saúde digestiva

Publicado em 17/06/2025, às 16h00
- Atitudes simples do dia a dia evitam problemas digestivos (Imagem: New Africa | Shutterstock)

Redação EdiCase

Os problemas digestivos são condições comuns que afetam o sistema gastrointestinal, causando desconforto e impactando a qualidade de vida. Entre os problemas mais frequentes estão o refluxo gastroesofágico, gastrite e constipação intestinal. 

LEIA TAMBÉM

O refluxo gastroesofágico se caracteriza pelo retorno do ácido estomacal ao esôfago, provocando azia e regurgitação. A gastrite é a inflamação do revestimento do estômago, resultando em dor ou queimação abdominal, náuseas e vômitos. 

“A gastrite pode ser provocada pela infecção por H. pylori, uso excessivo de anti-inflamatórios, consumo excessivo de álcool ou estresse. Para aliviar os sintomas, é importante adotar uma dieta equilibrada, evitar alimentos irritantes, reduzir o consumo de álcool e buscar orientação médica para tratamento adequado”, comenta Karyme Calisto, coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade Anhanguera. 

Já a constipação é caracterizada pela dificuldade de evacuar, fezes endurecidas e sensação de evacuação incompleta, geralmente devido à baixa ingestão de fibras, hidratação inadequada e sedentarismo. “Cuidar da digestão no dia a dia é fundamental para manter a saúde geral e o bem-estar e evitar essas complicações. Com práticas mais saudáveis no dia a dia você pode corroborar para o funcionamento adequado do seu intestino”, reforça a docente. 

A seguir, a especialista aponta 8 formas de promover uma digestão saudável, melhorar a qualidade de vida e prevenir complicações futuras. Confira: 

1. Adote uma alimentação balanceada

2. Mantenha-se hidratado

3. Pratique atividade física regularmente

Mastigar várias vezes antes de engolir facilita a saúde digestiva (Imagem: Ekateryna Zubal | Shutterstock)

4. Coma devagar e mastigue bem os alimentos

5. Estabeleça uma rotina de refeições

6. Evite refeições pesadas antes de dormir

7. Controle o estresse

8. Consulte um profissional de saúde

Por Leticia Zuim Gonzalez

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Croquetes perfeitos: 6 receitas fáceis e crocantes para experimentar Calvície em homens e mulheres: entenda as diferenças e as causas Quanto alguém precisa comer para subir de categoria no UFC? Estudo revela Síndrome da árvore de Natal: como evitar alergias no fim de ano