92% do mundo respira ar poluído

Publicado em 10/10/2016, às 21h49

Redação

Não é novidade que a poluição tem aumentado, ano a ano, no mundo inteiro. Mas agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reuniu dados alarmantes: 92% da população mundial vive em cidades onde a qualidade do ar é bem pior do que a recomendada pela organização.

LEIA TAMBÉM

A conclusão veio da última pesquisa feita pela OMS - em parceria com a Universidade de Bath, no Reino Unido -, o maior e mais completo estudo já feito sobre o tema. Isso por uma razão muito simples: é a primeira vez que a maioria das cidades do mundo consegue reunir dados o suficiente para uma análise mais ampla. As informações também são precisas, porque foram colhidas tanto por satélite quanto por cientistas aqui na Terra. Aí, a partir desses dados, a OMS construiu um mapa interativo, que mostra o tamanho da população de cada cidade e os níveis de poluição:

A má qualidade do ar é um problema de saúde global. Por ano, 3 milhões de pessoas morrem por doenças causadas pela exposição à polução - são cerca de 11% das mortes globais (só para dar uma ideia, as mortes por câncer representam 13%).

As doenças mais comuns causadas pela impureza do ar incluem câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, derrames e obstrução ou infecção das vias respiratórias, que atingem principalmente mulheres, crianças e idosos. Mas a coisa aperta mesmo nos países em desenvolvimento: 90% dessas mortes acontecem nessas nações, em especial os que ficam no Sudeste Asiático e na África, como mostra o mapa.

Como você já deve estar careca de saber, toda essa poluição vem dos carros e outros meios de transporte que usem combustíveis como forma de energia, da queima de lixo e das atividades industriais. Mas também existem outras fontes, inclusive naturais: um exemplo são as tempestades de poeira, que acontecem principalmente nas regiões próximas a desertos.

Agora, os cientistas da OMS estão tentando bolar um jeito de melhorar a qualidade global do ar - algumas ideias são plantar mais árvores, substituir os meios de transportes poluentes por veículos elétricos, fiscalizar o descarte do lixo, para que não haja queima, e ficar em cima das grandes fábricas para que elas poluam o mínimo possível.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cientistas encontram fóssil de tubarão que viveu há 115 milhões de anos Pedreira da Ilha de Páscoa dá pistas de estátuas enigmáticas dos polinésios Novo estudo sugere que neandertais canibalizavam mulheres e crianças forasteiras Cientistas alertam para poderes de 'armas-cerebrais' que podem controlar memória, percepção e comportamento